sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

JAHÚ: 1882


AOS EXCS. SRS. DRS. PRESIDENTE DA PROVINCIA E CHEFE DE POLICIA:

"Como advogado de alguns dos réus que se acham presos em a cadêa d`esta villa, e que tendo sido já condemnados ha muito tempo, estão aqui á espera da vinda de força publica para conduzil-os á capital, onde devem cumprir as respectivas penas, venho pedir a ss. excs. promptas e energicas providencias, de modo a serem remettidos quanto antes ao seu destino esses presos, afim de cessarem os soffrimentos por que estão aqui passando.
Por motivos que agora não quero referir, de uns tempos a esta parte sempre estão d`aqui fugidos soldados, sendo que presentemente o destacamento aqui está reduzido a 6 pessoas, inclusive o alferes e um cabo, e ainda com a circumstancia de estar preso e respondendo a processo um dos soldados; e é a este destacamento, com tão poucas praças, que está confiada a guarda de 9 presos que se acham aqui na cadêa presentemente, resultando d`ahi toda a sorte de privações e soffrimentos para alguns dos infelizes presos, pois que ultimamente 4 d`esses têm estado - dia e noite - sob o peso de grossa corrente, sendo ainda para notar-se que todos esses presos estão seguros por uma só corrente, sendo tres pelo pescoço e um pela perna, o que muito augmenta o seu soffrimento, porque, quando um levanta-se ou anda, os outros precisam fazer a mesma cousa.
Allega-se que esses presos estão encorrentados até de dia, porque a força que existe não chega para vigial-os, sendo por isso de lamentar-se que os pobres presos estejam soffrendo tanto, quando elles não são culpados e nem de qualquer modo concorreram para este estado de cousas.
Parece-me que os presos de que se trata só podiam ser encorrentados, até de dia, no caso de verificar-se que elles tentavam fugir, porém, isso até hoje não se deu da parte d`elles.
Espero, pois, que este meu justo reclamo será attendido por ss. excs. e que serão dadas as providencias precisas de modo a serem esses presos remettidos a seu destino, afim de não estar-se aqui presenciando o triste espetaculo de vêr-se, á luz do dia, 4 infelizes, presos em uma só corrente, com a circumstancia de estar, um d`elles preso pela perna!!

Jahú, 14 de setembro de 1882
José Joaquim de Avila."

- Transcrito da Secção Livre do jornal A Província de São Paulo, de 20/09/1882- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário