quinta-feira, 14 de agosto de 2014

VIAJANDO DE MOTO COM AMILCAR...

Domingo - 27 junho (2010) - com o dia bonito que estava peguei a motinho e fui na direção de Apiaí - via Bocaiuva do Sul.
Até Tunas do Paraná (uns 80 km daqui) a estrada é meio monótona. Depois começam a aparecer algumas vistas legais. Depois do rio Santana tem um morrão que dá para subir de moto ou carro até quase o topo e depois uma caminhadinha até o topo. Visão fantástica de tudo em volta (Serra do Mar, Serra de Bocaiuva etc). Mais um pouco (km 37 da divisa com SP) tem uma saída de terra à direita com um indicativo - PERAU (palavra tupi). Bonita descida na terra. Segui pelo asfalto. Vistas bonitas, muita curva, plantação de pinus em grande quantidade e por ai vai. Adrianópolis e Ribeira (esta no lado de SP) bem feias e a Ribeira no meio - sempre bonito rio. Depois uma subida leve até Apiaí. Cidade feia também, com fábrica de cimento para piorar as coisas. Até aqui 180 km de asfalto desde Curitiba.
Aí peguei a estrada de terra para Iporanga. 44 km, no início meio sem graça mas quando chega no vale do Betary a vista fica incrível. Descidas fortes, alguns trechos pavimentados, os acessos a campings, hotéis, cavernas (Santana a principal), algumas cachoeiras, antigo aproveitamento de chumbo etc.... Depois Iporanga. Cidade antiga mas bem desfigurada e atravessamos a Ribeira de novo. Já bem mais caudalosa. Na saída da ponte, à esquerda vai para a Caverna do Diabo e depois Registro. Peguei a direita, mais 33 km de terra até Barra do Turvo. O rio na Barra do Turvo (Pardinho ??) bem mais estreito mas bem encachoeirado e parece ser legal para rafting.
Subida até a BR 116 e volta para Curitiba. Total 390 km sendo uns 80 de terra. Em Apiaí restaurante boleia (rodízio para caminhoneiros e apiaienses). Parece que tem o Tuks que é bom também.
do blog "ao fim do mundo e além bem além", do amilcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário