sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PARABÉNS, INÚBIA PAULISTA!




pou up




As terras que hoje pertencem a Inúbia Paulista, no início do século XX eram totalmente desprovidas de qualquer tipo de estrutura, formadas apenas por matas que no futuro seriam desbravadas pelos corajosos que por ali passaram, contribuindo para fundação não só de Inúbia, mas de toda região.
O transporte era feito em barcos, em lombo de burros ou carros-de-boi. As doenças tropicais eram comuns e faziam muitas vítimas. Picadas de cobras e outros animais selvagens também dificultavam, mas a terra depois de derrubada da mata, se apresentava extremamente fértil. 
Por volta dos anos 40, com a coragem da família Kana Uejo, de Assanu Tanabe,Sedo Otani e Kenji Muramatsu, que enfrentaram todos os adversos da época, deu-se início a colonização da região onde mais tarde se ergueria o município de Inúbia Paulista. 
A colonização de Inúbia teve participação efetiva dos imigrantes japoneses além de italianos, portugueses e espanhóis.

Com pouco menos de 10 após início da colonização das terras, em 24 de dezembro de 1948, através do Decreto-Lei 233, posto em vigor na data de 1º de janeiro de 1949, o povoado do município de Lucélia foi elevado a distrito, denominado Distrito de Paz de Ibirapuera. 

O então distrito de paz Ibirapuera, em 18 de fevereiro de 1959, pelo Decreto Lei número 5.282, foi oficialmente elevado a município, com o nome definitivo de Inúbia Paulista, comarca de Lucélia desde 1949. O decreto somente posto em execução no dia 1º de janeiro de 1960 é o marco de criação do município.
Inúbia, do tupi, nhumni'a, nhomby'a.
Inúbia designa uma espécie de trombeta, geralmente feita de cabaça, instrumento que era usado pelos índios em seus combates e festejos, este tipo de instrumento é o mais conhecido por todos nós. As trombetas mais comuns além da Inúbia são Onfuá, Janubia, Membi-tarará e Ireru.
Segundo relatos de antigos moradores, na época da colonização foram encontrados muitos desses instrumentos no local. E embora chama-se Ibirapuera, ainda como distrito de Lucélia, recebia de alguns o nome de Inúbia, que após emancipação, acrescentou-se o gentílico "paulista", tornando-se Inúbia Paulista.
A palavra Inúbia foi deturpada pelos escritores clássicos quando a aportuguesaram, deslocando seu acento tônico (nhumni'a).

site da Câmara Municipal.

Um comentário:

  1. Passei toda a minha infância MA RA VI LHO SA e INESQUECÍVEL em Inúbia Paulista. Sinto muitas saudades!

    ResponderExcluir