quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PARABÉNS, TAMBAÚ!


Tambaú é nome de origem Tupi que quer dizer "Rio das Conchas" (Tamba-hy-rio das conchas ou dos mariscos).
O município de Tambaú seria um vasto campo de caça de alguma tribo. Objetos indígenas encontrados em locais da zona rural, tais como: pontas de lanças ou flechas, machadinhas, mão de pilão, e outros, confirmam essa hipótese.
Seu desenvolvimento econômico teve inicialmente contribuição da monocultura da cana, a qual foi substituída pela monocultura do café.
A região de Tambaú cobriu-se de lavouras com alta produtividade e a Mogiana incumbiu-se de levar o produto até Santos - SP. 
Finalmente um senhor, Capitão David de Almeida Santos, que ajudou a levar os trilhos da Mogiana até Tambaú, encantou-se com o local, lá fixando residência e lutando para que, finalmente, em 20 de agosto de 1898, Tambaú fosse desmembrada de Casa Branca e passasse a se constituir um novo município do Estado de São Paulo.
O desenvolvimento da cidade passou a oferecer novos recursos econômicos, em 1905 quando instala-se a primeira cerâmica produzindo utensílios domésticos, utilizando-se da disponibilidade de argila local. 
Em 1917, foi fundada a primeira cerâmica de telha, foi o início da instalação do PÓLO CERÂMICO DE TAMBAÚ.
No início do século, com a chegada dos imigrantes, fator primordial do progresso da cidade, Tambaú recebeu um bom contingente de italianos, portugueses, espanhóis e sírio libaneses. 
A grande maioria fixou-se como colonos das lavouras de café, principalmente os italianos.
Em pouco tempo, tornou-se o maior fabricante de telhas do País. 
Atualmente com mais de 100 empresas instaladas, são fabricados os mais diversos produtos cerâmicos: tijolos, telhas, lajes, elementos vazados, tubos, pisos, revestimentos, etc., obtendo assim a denominação CIDADE DA CERÂMICA.
- site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário