domingo, 24 de agosto de 2014

PARABÉNS, RUBIÁCEA!


 

Neste d
omingo, o município comemora o seu 65º Aniversário de Emancipação politico-administrativo.
O evento de hoje 
já faz parte do calendário oficial de festividades do município e do Sindicato Rural da Alta Noroeste. 
Na ocasião, vários grupos de cavaleiros (comitivas), com trajes típicos e suas "tralhas", se reúnem e percorrem um trajeto do sitio à cidade, desfilando com seus animais, até chegar à praça central, onde eles se acampam e começam a fazer suas comidas típicas. 
No dia da festa, Rubiácea é ocupada por um público quatro vezes maior que seu número de habitantes.


ONDE FICA RUBIÁCEA?
A região onde hoje se encontra Rubiácea está situada no divisor de águas entre os rios Aguapeí e Tietê, ao longo do qual a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil estendeu seus trilhos até Mato Grosso. E foi essa via férrea que constituiu um dos motivos da formação de sua fundação e povoamento. 
Dois proprietários de terras disputaram o privilégio de ter uma parada de ferrovia: o Coronel Francisco Prudente Corrêa, da Fazenda Jandaia, e Afonso Junqueira Franco, que já havia desenvolvido em sua fazenda o povoado de Ouro Verde, desde 1927. 
Embora, inicialmente, os engenheiros da Noroeste houvessem planejado passá-lo por Ouro Verde, alteraram depois o traçado, para levar os trilhos às terras desmatadas por Francisco Prudente Corrêa. 
Em 21 de julho de 1930 foi inaugurada a estação nas terras da Fazenda Jandaia. 
Outro fator da expansão demográfica e econômica da região foi a cafeicultura, que por constituir grande riqueza acabou por dar o nome à cidade que se formou - Rubiácea. 
Em 1944 já havia sido criado o Distrito de Paz, com terras desmembradas de Guararapes e, em 1948 ganhou a autonomia político-administrativa (IBGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário