quarta-feira, 13 de agosto de 2014

QUEM FOI CLARICE CARVALHO RIBEIRO


A escritora Clarice Carvalho Ribeiro nasceu em Salvador, Bahia. 
Veio para São Paulo em 1943, onde f
ormou-se em Ciências e Letras, cursou a Escola Samaritana da Cruz Vermelha Brasileira e, em 1954, fez o Curso de Literatura Brasileira promovido pela Associação Brasileira de Escritores, 
onde foi premiada com um trabalho apresentado para a conclusão do curso. 
Estreou na literatura com o romance “Quando as Andorinhas Fogem”, em 1987, recebendo o Prêmio Mário de Andrade, conferido pela Prefeitura Municipal de Franca. 
Em 1992, seu conto “Paranoia”, também recebeu a mesma premiação. 
Além dos livros de contos lançados em 2012, quando já contava com 100 anos de idade, intitulados "Calcanhar de Aquiles" e "O Homem de Cem Caras", pela Editora Edicon, são 
também de Clarice os romances “Uma Flor Caiu do Céu”, “Braseiro sob Cinzas”, “Berço de Pedra”, “Heróis e Covardes”, “No Além do Além”, ”Último Degrau” e “Na Virada da Sombra”, e o conto “Badaladas do Tempo”. 
Destaca-se também na vida de Clarice, ela que chegou a Angatuba no ano de 1972, sua luta em defesa dos animais e o fato de, no município, ter lecionado para alunos do extinto MOBRAL.
Em 2012, por ocasião do lançamento dos dois livros seus quando completava 100 anos de vida, ela teceu o seguinte discurso:
----- “Glorioso Senhor Jeová, Vós que sois Todo Poder e Bondade, Vós que sóis o Deus de nossa Salvação, neste momento histórico de minha vida, achamo-nos diante da Vossa Majestade Divina, em pensamento, na intenção de Vos implorar que abençoe essa nossa reunião, para que tudo que aqui se realize seja abençoado pela Vossa extrema bondade, em Jesus Cristo. Assim Seja. 
Queridos sobrinhos e sobrinhas! 
Queridos amigos e amigas! 
Estando diante de tantas presenças amigas para definir os sentimentos que me assaltam com o prazer desta oportunidade, faltam-me palavras que exprimam a minha imensa alegria. 
Não obstante a minha avançada idade, que fico mesmo admirada de manter-me lúcida, escrevendo, e com firmeza nas atitudes e na sustentação sadia da minha compleição. 
Às vezes, temo com os sentidos alarmados que os meus dias, naturalmente, já estão contados e talvez bem próximos de mim. Entretanto, agora falando com otimismo, enquanto existir saúde, vontade e alegria de viver, sinto-me uma vitoriosa, capaz de vencer ainda uns bons anos. 
E passo a vocês todos, esta mensagem: vivam plenamente esta dádiva maravilhosa que é a VIDA que vem das mãos misericordiosas de Deus! 
É neste estado de imensa felicidade que transmito os meus agradecimentos às pessoas que me honram vindo nesta festa, deixando neste momento histórico para mim uma agradável e inesquecível lembrança!
Beijos e obrigada, bons amigos!” 
Fonte: Air Antunes.

OBS: Não encontrei nenhuma fotografia da grande escritora. 
Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário