sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CAPÃO BONITO: 1985



Férias de julho de 1985, em Capão Bonito, cidade com cerca de 55 mil habitantes.
Especialmente naquele dia 15, fazia muito frio, porém, na Praça Cunha Bueno, centenas de pessoas sentavam-se nos degraus feitos de cimento ou permaneciam em pé, aguardando o início do Cinema na Praça, projeto que havia sido lançado em 1984 pelo prefeito Hélio de Souza.
Com o fim das salas de projeção, que o surgimento da televisão acabou matando, e através de um empenho de 5 milhões de cruzeiros, a prefeitura local tornou possível reviver o cinema; o povo em peso vinha para ali assistir filmes na praça, quer os nacionais, como Tico -Tico no Fubá, e até os do Mazzaroppi e Charles Chaplin.
Moradores nas periferias e em bairros distantes compareciam para divertir-se na praça de Capão Bonito: de carro, à cavalo ou mesmo à pé.
Hélio de Souza participava ativamente na escolha das películas, ao lado de Jamil Scatena, da Fundação Prefeito Faria Lima, que nessa época já havia montado 17 cineclubes.
A prefeitura tinha planos de fixar o equipamento na carroceria de um caminhão e percorrer os bairros e mesmo as cidades vizinhas, exibindo bons filmes, de graça.
Ivone Carneiro Martins e Rodrigo P. Pereira mandaram a reportagem sobre o cinema na praça para a revista Interior São Paulo, de setembro de 1985.
A foto é de Beatriz Albuquerque.

Um comentário:

  1. foi um dos projetos mais emocionantes que realizei. Visão de cultura do então Prefeito Dr. Helio de Souza!

    ResponderExcluir