sábado, 13 de dezembro de 2014

JOÃO DOMINGUES DE OLIVEIRA




Em 2012, o Plenário da Câmara Municipal de Buri deixou de se chamar “Doutor Tancredo de Almeida Neves” e passou a ser chamado de “Doutor João Domingues de Oliveira.”
A decisão foi tomada por vereadores, exceto quatro deles faltosos, que acataram ao projeto enviado pelo presidente do Legislativo, Vanderlei de Freitas. 
Ex-pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na 2ª Guerra, João Domingues foi prefeito de Buri por quatro vezes, sob as bandeiras de diversas agremiações partidárias, a última o PRB, do ex-vice presidente José de Alencar – pelo qual disputou, mas perdeu, o pleito de 2008.
Ainda no comando, João Domingues teve como maior desejo, transformar Buri em uma cidade turística. As últimas e maiores obras chamadas na época de “faraônicas”, tornaram-se referências na identificação do município, e servem como cartões postais nos dias atuais. Entre elas estão o Pq. do tubarão e Pq ecológico, com gigantes monumentos de dinossauros.
O tubarão, de início, foi destinado a compor ambiente para um restaurante de frutos do mar – que, à essa distância do oceano e diante do raso poder aquisitivo local, acabou naufragando. O parque ecológico acabou abandonado por sucessivas administrações: o restaurante, fechado, está caindo aos pedaços, os animais foram doados. Mas os gigantes continuam firmes, resistindo à extinção.
Em 16 de janeiro de 2011 Buri então despediu-se do símbolo político, tanto para cidade quanto pra região.
No velório , muitos queriam beijar ,tocar , e ver pela ultima vez Dr: João Domingues. Autoridades local, prefeitos e vereadores de toda região vieram despedir-se dele.
A caminho do cemitério, populares aplaudiram em diversos pontos, a passagem do cortejo em agradecimento à aquele que por muito administrou o município.
Em sua página na rede social, Renata Domingues, filha, postou a satisfação pela homenagem ao pai João Domingues de Oliveira.
------ “Nesta semana de Finados em que, inevitavelmente, nos recordamos ainda mais de nossos entes queridos, recebo hoje uma notícia que me deixou muito feliz: foi aprovado, por unanimidade, que o nome do Plenário da Câmara Municipal de Buri levará o nome do meu pai. Agradeço a todos os vereadores pelo gesto de reconhecimento aos mais de 60 anos de vida política de João Domingues. Muito obrigada de coração”.

Publicado em 30/10/2012, por buriconectado.
News Buri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário