quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RIBEIRÃO PRETO: O PROJETO INTERCINE


O grupo Cauim surgiu em Ribeirão Preto no ano de 1979 e propunha-se a produzir filmes ou o que fosse possível em termos de animação cultural, exercendo suas atividades em bairros e escolas, sem uma sala fixa de exibição.
Nessa época, os filmes eram projetados em cópias de 16 mm. 
O grupo até produziu um curta-metragem de 35 mm, peças de teatro e documentário em vídeo.
Na década de 80, a equipe do Cineclube Cauim alugou uma sala que ocupava em horário integral; acreditavam que Ribeirão Preto teria público para um cinema com uma programação alternativa como o Cauim.
Numa cidade que já tivera dezessete salas de cinema comerciais, o Cineclube Cauim era dos poucos cineclubes paulistas que então possuía uma sala de exibição em 35 mm.
Isso fez com que o Projeto Intercine lá tivesse início no dia 10 de julho de 1985.
No Centro Experimental de Cinema, ligado ao Cauim, que já existia desde a década de 1960, produzia-se filmes de animação elaborados pelo artista plástico BASSANO VACCARINI, nascido em 1914 e morto em 2002, que participou do Teatro Oficina e do Teatro Brasileiro de Comédia, e o roteirista RUBENS FRANCISCO LUCCHETTI, nascido em 1930, ainda vivo, ficou conhecido como mestre do horror, haja visto filmes como "O Segredo da Múmia".
Foram ambos detentores de muitos prêmios.
Seguindo o exemplo de Ribeirão Preto, o município de São Joaquim da Barra lá inaugurou o Cineclube Abapuru, num edifício onde antes já funcionara um cinema.
Fonte: revista Interior/São Paulo, setembro de 1985.
Foto em preto e branco de Elza Pereira para a mesma revista.
Fonte e foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário