CRUZÁLIA
Segundo relatos, os principais fundadores do município de Cruzália foram os senhores Francisco Máximo da Silva e Joaquim Lourenço Gonçalves, na década de 20.
Naquela época, o município ainda era um patrimônio e seu primeiro nome foi São Sebastião da Cruz Alta, tendo como Santo Padroeiro São Sebastião.
A junção dos nomes também foi devido à existência de uma grande árvore no local com galhos em forma de cruz; mais tarde, o povoado foi chamado apenas de Cruz Alta.
As terras pertenciam ao município de Maracaí e era de propriedade da família Serôdio, cuja sede da fazenda se localizava em Pedrinhas, hoje município de Pedrinhas Paulista.
Atraída pela fama da boa qualidade do solo, a população vizinha se interessou e instalou no povoado, casas de comércio, como secos e molhados, bares e outros, diminuindo as dificuldades quanto ao abastecimento do povoado, já que centros maiores, como Assis e Cardoso de Almeida, por onde passava a linha férrea, eram mais distantes e os meios de transportes eram precários.
As primeiras famílias estabelecidas no local viviam de lavouras, principalmente de milho e da criação de porcos.
Com o nome de Cruz Alta, foi elevado a Distrito de Paz em 05 de Julho de 1935 e em 1936 recebeu a atual denominação, Cruzália, por existir um município com o mesmo nome Cruz Alta no Estado de Rio Grande do Sul.
Em 1964, sob a liderança do Senhor Patrício Zandonadi e do Deputado Estadual Lúcio Casanova Neto, por força da Lei 8.092, de 31.12.1964, o Distrito de Cruzália, até então pertencente a Maracaí, foi elevado à condição de município, e em 04 de abril de 1965 foi instituída Município de Cruzália, data em que se comemora o seu aniversário de emancipação político-administrativa.
site da Pm local.
JACI
Outrora conhecida por Miralua, Jaci foi fundada por Cassiano Macial de Pontes, fazendeiro residente nas cercanias do atual município, desde os idos de 1890, que juntamente com
Alcides do Amaral Mendonça, João Mendes de Oliveira, Claudino Gomes de Oliveira e outros, tiveram a ideia da edificação da Vila.
Em 15 de setembro de 1925 a Vila passou a Distrito Policial.
Distrito criado com a denominação de Iaci, pela lei estadual nº 2112, de 30-12-1925, subordinado ao município de Mirassol. Pelo decreto-lei estadual nº. 14334, de 30-11-1944, o distrito de Iaci tomou a denominação de Jaci.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Jaci (ex-Iaci), figura no município de Mirassol.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Jaci, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembrado dos municípios de Mirassol e Neves Paulista e instalado em 01-01-1960.
Jaci é uma palavra indígena que significa Lua.
site da pm local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário