Vanusa Santos Flores, cantora e compositora, nasceu em Cruzeiro SP, em 22/9/1947.
Criada em Uberaba e Frutal (MG), desde cedo estudou violão e aos 16 anos iniciou-se como cantora, atuando como crooner do conjunto Golden Lions.
Apresentando-se em bailes de diversas cidades da região do triângulo mineiro, foi descoberta por Sidney Carvalho, que trabalhava para a firma publicitária Prosperi, Magaldi & Maia.
Transferindo-se para São Paulo, foi lançada como concorrente da cantora Wanderléa, na época a intérprete de maior sucesso do gênero iê-iê-iê.
Em 1966, no auge do movimento da Jovem Guarda, estreou no programa Eduardo Araújo, o Bom, transmitido pela TV Excelsior. Contratada pela RCA Victor, obteve sucesso com a gravação Pra nunca mais chorar (Carlos lmperial e Eduardo Araújo). Juntamente com o cantor Wanderlei Cardoso e o comediante Renato Aragão, atuou no programa Adoráveis Trapalhões, na TV Record, de São Paulo.
Em 1970 estreou como compositora, gravando na RCA Victor a canção Mundo colorido.
No ano seguinte, participou do VI FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro RJ, com Namorada (com Antônio Marcos) - vide gravação acima.
Prêmio de revelação feminina no festival de Piriapolis, Uruguai, em 1974, obteve um de seus maiores sucessos de intérprete e autora com Manhãs de setembro (com Mário Sierra).
Em 1980, obteve o terceiro lugar no Festival de Seul, Coréia do Sul, com a música Mágica loucura (com Augusto César Vannucci).
Gravou vários LPs na década de 1980, bem como teve lançadas coletâneas de sua obra.
Em 1991 obteve o quinto lugar do Festival Estrela de Ouro, em Viña del Mar, Chile, com Quando o amor termina (com Sérgio Augusto).
Lançou em 1997 sua autobiografia Vanusa - a vida não pode ser só isso!, São Paulo, Editora Saraiva.
Continua apresentando-se em shows pelo Brasil.
Fonte: Dr. Pintassilgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário