sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SALVE, CAPITAL DO ABACAXI!

GUARAÇAÍ - CAPITAL DO ABACAXI - FEZ 68 ANOS NO ÚLTIMO DIA 12.
SEMEANDO UM MUNDO MAIS DOCE E AROMÁTICO.
Apenas dois abacaxis de coroa facetada, com várias mudas distribuídas em leque, trazidas dentro da mala, deram um novo rumo à economia do município de Guaraçaí. 
Aparentemente um ato insignificante, mas, para Wataru Takahashi e seu irmão Nobutsugu, eram preciosidades que valiam a pena cuidar com muito carinho. 
Dedicaram se então, todo o cuidado na proliferação destas mudas que frutificaram e deram amostras convincentes de que seria viável expandir em escala comercial. Todavia, nunca imaginaram que uma atividade agrícola fosse mudar o padrão de vida de um povo, gerando empregos e fixando o homem no campo. 
Contudo, há de se enfatizar que não foi por mero acaso que tudo aconteceu! 
O senhor Wataru Takahashi e seu irmão Nobutsugu eram do ramo, e chegando ao Bairro Formosa, em 1934, foram pioneiros na fruticultura, e tinham um viveiro de mudas. Sabiam, portanto, muito bem, o que tinham em mãos. 
O Sr. Wataru, de vez em quando saia por ai visitando lugares, conhecendo gente, comparando costumes e vendo, sobretudo o que faziam as pessoas para sobreviver. Foi numa destas viagens, em 1956, quando esteve em São Paulo, que conheceu uma variedade de abacaxi, que era cultivada no município de Registro, a Smooth Cayenne ou Havaí, apropriada para sucos, e não teve dúvidas em trazê-la para o Bairro Formosa.
Em 1959, já multiplicara para trezentos, o número de mudas, e em 1960, já havia plantado dois mil pés de abacaxi. 
A partir daí começou a comercializar suas mudas. 
Ao iniciar o plantio de abacaxi, com suas primeiras mudas adquiridas de Wataru Takahashi, o Sr. Sukematsu Korim, veio estabelecer uma nova era na fruticultura da região. 
Em 1963 a Cooperativa Agrícola de Cotia, instalou uma filial em Mirandópolis, e já no ano seguinte, trouxe à Formosa, cerca de seiscentas mudas de abacaxi que foram divididas entre os senhores Takahashi e Korim. 
Em 1973, com suporte técnico da CAC, e do Engenheiro Agrônomo Dr. Kuga, foi realizada a primeira exportação de abacaxi para a Argentina. 
Em 1977, teve início a exportação em larga escala, porém foi interrompida devido a Guerra das Malvinas ocorrida em 1982. Em setembro de 1991, com a iniciativa do Sindicato Rural, tendo na gestão o presidente Shoji Korin, fundou-se a APAMG (Associação dos Produtores do Município de Guaraçaí). 
Seu primeiro Presidente foi o Sr. ToshioShinohara, cuja finalidade principal da entidade era controlar a produção, e a comercialização, evitando-se assim, ameaça a viabilidade da cultura do abacaxi. 
Em 1995, após a CAC – Cooperativa Agrícola de Cotia, encerrar suas atividades comerciais, coube a APAMG, a responsabilidade de substituí-la. Muito bem estruturada, não teve problemas para exercer importantes funções na troca de informações, apoio tecnológico e, sobretudo na divulgação do abacaxi. Hoje, conta com associados não só no município de Guaraçaí, mas em toda a região. 
Em 1998 é realizada a 1ª FESTA DO ABACAXI em Guaraçaí. Foi um grande sucesso, principalmente devido à dedicação do Sr. Shoji Korin, e o empenho de todos os associados. 
Esta festa vem sendo realizada anualmente, e já se encontra na sua 12ª edição, sempre realizada no mês de setembro.
 
Fonte: Memorial dos Municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário