terça-feira, 11 de abril de 2017

A PRIMEIRA CASA DE PENÁPOLIS

 
 
A "primeira casa" de Penápolis foi construída pelo pioneiro José Magalhães Matos.
Diz-se que:--------------- "Por intermédio do Senhor Barbosa Fontes, empreiteiro da construção da via férrea Noroeste, as tábuas nela utilizadas foram aparelhadas na única serraria existente em Bauru, da firma Irmãos Martha. Os mourôes foram tirados das matas da "Fazenda Santa Leonor" de propriedade de Bento da Cruz, que forneceu, também, telhas de sua olaria"...

Na administração Nagib Sabino, em 10 de agosto de 1961, sob o nº 311, foi Decretada a autorização para receber, em doação, o terreno e a construção de madeira para..."incorporar à Fazenda Municipal como elemento do Patrimônio Histórico desse Município..."

Sob a administração Edison João Geraissate, em 18 de fevereiro de 1966, no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos desta Comarca, registrada no livro nº 147, folha 74, pelo preço simbólico de Cr$ 50 mil, lavrou-se a escritura de compra e venda do imóvel situado no lote 7, quadra B do Jardim Primavera, até então propriedade de Zenro Arakaki e sua mulher Ushi Arakaki. 
Desde então aos cuidados da Prefeitura Municipal, a "Primeira Casa" não teve função específica, nem utilização adequada. 
No governo de Alidino Valter Bonini, arquitetos e funcionários da Prefeitura Municipal reestruturam-na, completaram os elementos de fechamento e a "Primeira Casa" foi inaugurada em 5 de novembro de 1995. 
Ao visitante é mostrado o registro arquitetônico das construções urbanas praticadas pelos pioneiros da 1ª década do século XX. 
Dr. Pintassilgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário