sábado, 1 de abril de 2017

ADALBERTO BUENO NETTO, O HOMEM DE MOGI MIRIM

 publicado em 27/11/2016  
Foto tirada durante a entrega do título de Cidadão Benemérito de Catanduva à Adalberto Bueno Netto, em 1971. Na foto, junto com o prefeito da época, João Righini.
Nos tempos iniciais de nosso pequeno povoado, é possível observar como a atividade política já estava se fazendo presente com um certo número de pessoas em nossa localidade.
Por política entendemos a arte de governar, o uso do poder para defender os direitos de cidadania. A ideia da política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos, evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes.
Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população.
Política é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos praticamente obrigados a votar, senão sofremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde a validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.
Mesmo percebendo que a política é uma prática coletiva, um nome se destaca quando falamos em política em épocas remotas do nosso município: Adalberto Bueno Netto, pessoa que desenvolveu grande trabalho dentro de nossa cidade.
Nascido na cidade de Mogi Mirim – SP, em 29 de junho de 1892, chegou na cidade de Catanduva no ano de 1915, tendo fixado residência anteriormente em Taquaritinga.
Sempre foi homem de grande visão, pensando grande, exercendo durante sua vida os cargos de farmacêutico, empresário e político.
Foi integrante da primeira Câmara Municipal de Catanduva, formada em 1918 (que era composta por seis membros: Adalberto Bueno Netto, Joaquim Delphino Ribeiro da Silva, José Pedro da Motta, Ernesto Ramalho, Nestor Sampaio Bittencourt e Francisco de Araújo Pinto), eleito pelo Partido Republicano Paulista, sendo reeleito para o mandato de 1929 a 1931. Além disso, também foi presidente da Câmara Municipal de Catanduva de 1936 a 1939.
Abrangendo um campo político maior do que o terreno de Catanduva, Adalberto foi eleito deputado estadual em 1922 pelo PRP e no governo de Armando de Salles Oliveira foi Secretário da Agricultura, tendo efetiva participação na implantação da Fazenda Experimental de Pindorama.

Homem ativo
Em Catanduva, teve participação ativa em vários estabelecimentos, dentre eles, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Clube de Tênis (1929 a 1932), Rotary Club de Catanduva (02/05/1936 a 30/06/1937) e Santa Casa de Misericórdia, fazendo parte da comissão organizadora.
Além disso, influenciou a construção do prédio da rua Maranhão nº 898 (onde hoje se encontra a FATEC), que abrigava o Lyceu Rio Branco, primeiro ginásio e escola normal da cidade. 
Adalberto também participou como voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932.
De acordo com o livro “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia, este nos informa que durante a época em que Adalberto pela primeira vez foi prefeito em Catanduva, que foi de 1º de janeiro de 1919 a 15 de janeiro de 1920, “sua maior preocupação foi integrar a região, destacando-se a sua administração pela abertura de estradas, tornando Catanduva centro comercial da região (a primeira estrada que mandou abrir foi Catanduva/Itajobi, e depois Catanduva/Tabapuã e Catanduva/Ibirá)”. 
Procurou sanear a várzea do Ribeirão São Domingos, cujo aterramento minimizou o problema das enchentes, que já na época, era alvo de preocupações.
Foi também durante a sua gestão como prefeito que apareceram em Catanduva os primeiros veículos a motor.
Vale destacar que Adalberto Bueno Netto foi eleito prefeito não apenas em uma eleição, mas por três legislaturas: de 1º de janeiro de 1919 a 15 de janeiro de 1920; de 15 de janeiro de 1926 a 05 de novembro de 1930; e de 20 de maio de 1936 a 16 de janeiro de 1937.
Na parte comercial, era proprietário da agência da Ford em Catanduva, onde sua agência se localizava em prédio da rua Brasil nº 55. Era um grande administrador e empresário, fazendo sua empresa bater o recorde de vendas, sendo então convidado pelo então proprietário da Indústria Ford, Henry Ford, para uma viagem aos Estados Unidos.
Em 14 de abril de 1971, recebeu da Câmara Municipal de Catanduva, o título de Cidadão Benemérito.
De acordo com a Revista “Feiticeira”, de junho de 1978, esta nos traz a triste notícia: “Dr. Adalberto Bueno Netto, último remanescente da primeira Câmara Municipal de Catanduva, ex-prefeito, ex-secretário de agricultura e membro de uma das famílias mais tradicionais de Catanduva, faleceu no dia 26 de abril de 1978, em São Paulo”.
Atualmente, uma das ruas do Jardim Paraíso, em Catanduva, leva seu nome.
Fonte de Pesquisa:
- Livro “A História de Catanduva de A a Z”, de Vicente Celso Quaglia.
- Revista “Feiticeira”, de junho de 1978.
- Material pesquisado no acervo no Museu Padre Albino.
In "O Regional".com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário