domingo, 1 de abril de 2018

RÉQUIEM A FRANCISCO FABIANO ALVES

Veterano Francisco Fabiano Alves
Foto: Arquivo da Família Fabiano Alves

Nascido na então Vila de Bauru, Estado de São Paulo, nos idos de 1897, Inicio da nossa República. 
Seus pais: (Joaquim Francisco Alves e Ana Franco Francisco Alves) Desbravadores de Bauru, deram ao solo de Piratininga Este valoroso homem! 
Cidadão de escol, fundador e professor da primeira Escola de Farmácia e Odontologia (1920) do interior paulista! Intelectual primoroso: professor, Poeta, orador, jurista, escritor, cidadão de escol! 
Dedicou-se ao desenvolvimento Acadêmico-literário de seus alunos Onde brotaram publicações: Revista Cientifica da Escola de Farmácia Crisálida (1926), O Acadêmico (1934) e Falena (1954), entre outras. 
O título de Athenas do Sul conferido à florescente Itapetininga, Foi de sua feliz inspiração! 
Não só de literatura viveu Francisco Fabiano Alves. Seu espírito cívico preponderou em diversas ocasiões: Saiu em defesa de seu Estado, de sua gente em ações de guerra: Fora e dentro de sua Terra: Na Revolução de 1924, como capitão da lendária Coluna Sul; Na Revolução de 1930, junto com a briosa Força Pública, Na Revolução de 32, como tenente de batalhão de voluntários Lá em Santa Rita de Extrema, Cambuí, Bandeirantes em Minas Gerais! 
De todas as batalhas voltou com o Espírito do dever cumprido! 
Lá se foi, aos 92 anos (13/08/1990)... 
Réquiem a tão valoroso herói Onde, a 12 de Setembro de 2011, Em sua memória e homenagem, O Núcleo MMDC Paulistas de Itapetininga! Às Armas!! Instituiu o Diploma de Honra ao Mérito Capitão Francisco Fabiano Alves! 

Poetisa Frances de Azevedo, Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC São Paulo, 12 de Janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário