quarta-feira, 16 de julho de 2014

HOJE É ANIVERSÁRIO DE JABOTICABAL



O primeiro entrante das terras onde hoje se situa o município de Jaboticabal deve ter sido João Rodrigues de Lima, e por volta 1809.
Sendo suas aquelas terras pela posse primeira, ele as vende para João Pinto Ferreira. Na escritura de venda - datada de 2 de dezembro de 1816 - João Rodrigues de Lima e sua mulher, Joana Eufrosina de Jesus, se dizem senhores e possuidores de"uma sorte de terras, composta e campos e matas virgens, cerrados e capoeiras, e uma casa de morada, paiol, monjolo e rego d'água, currais e seus pertences e árvores de espinhos, bananeiras de seis ou sete anos, de posse atual, sem contradição de pessoa alguma nesta paragem denominada Ribeirão da Cachoeira".
O novo proprietário, João Pinto Ferreira, tinha espírito empreendedor. Nascido por volta de 1794, na Freguesia de Santo Estevão de Regadas, Conselho Celorico de Bastos, em Portugal, no ano de 1808 deixa a metróple em busca de seu sonho. Chega aqui com apenas 14 anos.
Ganhando bom dote, casou-se com a filha de um rico fazendeiro aos 24 anos.
Povoadas as terras da fazenda comprada, João Pinto Ferreira verificou a dificuldade de comunicação com o povoado de São Bento de Araraquara (o mais próximo, 12 léguas da fazenda). E não só pelas famílias que vieram a constituir seus numerosos descendentes, como também pelos agregados. Estes, eram sempre bem recebidos, por constituírem elementos de defesa contra eventual invasão de intrusos e por todos aqueles a quem Pinto e os seus fizeram as primeiras vendas de terras do grande latifúndio.
Homem de fé, devoto de Nossa Senhora do Carmo, cogitou construir uma capela em homenagem e dedicação à Santa. Visionário, ele bem sabia que ali seria um ponto inicial para um povoado. 
Para a execução da obra, doou à Nossa Senhora do Carmo uma gleba de terras e edificou uma pequena igreja, coberta com folhas de palmeira.
No dia 16 de Julho de 1828, dia de Nossa Senhora do Carmo, é inaugurada a obra. Começa aí a história de Jaboticabal.
O local da construção ficava numa das extremidades de sua propriedade que já na época era conhecida por Jabuticabal, pois lá havia grande quantidade das brasileiríssimas jabuticabeiras.
Aliás, jabuticaba é uma palavra tupi que significa : "iauoti Kaua" ou fruto de que se alimenta o jabuti.
Para já dizimar as dúvidas que fatalmente surgem, sobre se o correto é Jabuticabal, já que a fruta é jabuticaba, o nome da cidade tornou-se oficialmente Jaboticabal, com "o" mesmo, pela lei municipal n° 421 de 20 de setembro de 1960. Em verdade, a grafia sempre usada na cidade foi Jaboticabal.
Assim, graças ao rijo português João Pinto Ferreira, é fundado o município de Jaboticabal.
Em 1º de dezembro de 1848, é criado o Distrito de Paz; a 30 de abril de 1857 ocorre a elevação à categoria de freguesia (Distrito de Paróquia) e depois, a 5 de junho de 1867, à categoria de Vila, sendo criada a Câmara Municipal no dia 3 de fevereiro de 1868.
A expansão da cafeicultura para o oeste do Estado de São Paulo, na segunda metade do século XIX, além da implantação das ferrovias, foram os marcos do desenvolvimento da região.
A primeira metade do século XX foi marcada pelo predomínio da imigração, com destaque para os italianos, portugueses, espanhóis e japoneses.
Do site Migalhas: dr. Pintassilgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário