terça-feira, 29 de julho de 2014

PARABÉNS, PORTO FERREIRA!


O município de Porto Ferreira possui uma área de 246 Km² e está situado em posição nordeste em relação à capital do Estado, na zona fisiográfica de Piracicaba.
Tem como p
rincipais Culturas: Laranja, Cana, Batata, Soja e Milho.
A principal Fonte de Renda do Município provém das indústrias.
A origem de Porto Ferreira aponta para o idos anos de 1860. Nas margens do rio Mogi Guaçú, inicialmente pelas proximidades do Ribeirão dos Patos e, em seguida, transferida para próximo da foz do Rio Corrente, exerceu atividade a Balsa que efetuava a travessia de passageiros e mercadorias. 
O responsável por este porto fluvial foi o Balseiro João Inácio Ferreira, falecido em 1877, o qual emprestou seu nome à cidade que futuramente se formou: PORTO FERREIRA. 
Em 1870, o mineiro Vicente José de Araújo, acompanhado da família, comprou terras nas margens do córrego do Amaros, instalando uma serraria movida pela força daquelas águas, razão pela qual, o córrego, mais tarde, passou a ser denominado Serra D'Água.
A origem de Porto Ferreira, encontra assim, duas teorias básicas divididas entre seus historiadores: a que aponta um nascimento espontâneo pela ação de fatores que acabaram gerando a necessidade de criar um lugarejo neste local, dentre os quais, a atividade do próprio Balseiro João Ferreira; e a outra corrente, que outorga a Vicente José de Araújo, o mérito pelo surgimento da cidade. 
Em qualquer uma delas, é certo que a Balsa foi a semente de Porto Ferreira, cidade que germinou, no entanto, com a chegada da estrada de ferro, oficialmente inaugurada em 15 de Janeiro de 1880, pela Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, com o firme propósito de atravessar o Mogi Guaçu e atingir a rica e florescente região de Ribeirão Preto, onde abocanharia rendoso frete pelo transporte de sua produção cafeeira. Este propósito, no entanto, por força de circunstâncias da época, a Companhia Paulista resolveu atingir através da atividade da navegação fluvial no Mogi Guaçu, até sua confluência com o Rio Pardo, o que fez de Porto Ferreira, um importante entreposto hidro-ferroviário, grande responsável pelo povoamento e consequente florescimento da cidade. 
Porto Ferreira conseguiu sua emancipação político-administrativa pela Lei Estadual n.º 424, de 29 de Julho de 1896, sendo o novo município, solenemente instalado no dia 25 de Dezembro do mesmo ano. P
ela Lei n.º 5285, de 29/12/1958, foi instalada a Comarca no dia 19 de Outubro de 1963.
In site oficial da PM local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário