domingo, 27 de julho de 2014

PARABÉNS, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS!

Imagem aérea de São José dos Campos

As origens de São José dos Campos remontam ao final do século 16, quando se formou a Aldeia do Rio Comprido, uma fazenda jesuítica que usava a atividade pecuarista para evitar incursões de bandeirantes. Porém, em 10 de setembro de 1611, a lei que regulamentava os aldeamentos indígenas por parte dos religiosos fez com que os jesuítas fossem expulsos e os aldeãos espalhados.
Em 1759, Luis Antonio de Souza Botelho Mourão, conhecido como Morgado de Mateus, assumiu o governo de São Paulo, com a incumbência de reerguer a capitania.
Uma das primeiras providências foi elevar à categoria de vila diversas aldeias, entre elas São José, com o objetivo de aumentar a arrecadação provincial.
Transformada em vila em 27 de julho de 1767 com o nome de São José do Paraíba, foram erguidos o pelourinho e a Câmara Municipal, mas somente em meados de meados do século 19 é que o município passou a exibir sinais de crescimento econômico, graças à expressiva produção de algodão, exportado para a indústria têxtil inglesa.
Devido ao bom clima do lugar, São José dos Campos ganhou destaque nacional, pois muitos doentes procuravam a cidade em busca de cura para a tuberculose, tanto que, em 
1924 foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país. 
Em 1935, houve a transformação do município em estância climatérica e hidromineral.
O processo de industrialização tomou impulso a partir da instalação, em 1950, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) - hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - e inauguração da Via Dutra, em 1951. 
São José dos Campos é hoje um centro regional de compras e serviços, com atendimento a aproximadamente 2 milhões de habitantes do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.
Fonte: site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário