quarta-feira, 23 de julho de 2014

FERNANDO PRESTES, AO TEMPO DO PREFEITO LUIZ DE FOGGI NETTO

O nome da cidade, claro, foi uma homenagem ao senador Fernando Prestes de Albuquerque.
Os primeiros moradores da cidade, a partir de 1899, foram: Francisco Salles de Almeida Leite, que abriu a primeira lavoura de café e desempenhou grande atividade pública, exercendo muitos cargos no distrito; José Agustoni, proprietário das terras onde se fincara a cidade, bem como doador dos terrenos para construção da igreja e do Grupo Escolar na cidade; e dois comerciantes que lá chegaram no ano de 1903/1904: Júlio José de Freitas e Joaquim Gorgulho.
Ao tempo do Estado Novo, quando então era prefeito o senhor Luiz De Foggi Netto (foto acima), o município contava com 343 propriedades sobre uma área de quase 7 mil alqueires de terras.
Possuía mais de 3 milhões de pés de cafés.
A Caixa Econômica havia sido instalada há pouco e cerca de 103 comerciantes davam trabalho na cidade.
O município contava com um Grupo Escolar funcionando em dois períodos, com 8 classes e 320 alunos; quatro escolas municipais e uma estadual  na zona rural.
No Distrito de Camargo havia duas classes com 168 alunos.

Havia apenas um hotel na cidade, o Hotel "Central".
Nesse tempo foi realizado o emplacamento dos prédios na cidade e dado denominação e numeração às ruas do Distrito de Camargo.
Cerca de 15 mil moradores habitavam o município: somente 1500 na zona urbana, espalhados em 230 prédios.
No Distrito de Camargo havia 47 prédios.
Principais edifícios: Igreja Matriz (foto abaixo, ainda em construção), Grupo Escolar, Gare da EFA e o prédio da Ricoi.

Contava a cidade com 2 médicos, 4 dentistas, 3 farmácias.
Entidades que eram subvencionadas pela Prefeitura: Corporação Musical, Caixa Escolar, Asilo Aimorés, Santa Casa de Taquaritinga, Maternidade e Infância.
Em projeto: construção de guias e sarjetas nas ruas Brasil e Herculano do Livramento; construção de um coreto na praça principal; construção de um matadouro no Distrito de Camargo e construção de uma ponte de concreto na Rua Herculano do Livramento, principal via da cidade.
Abaixo, a foto do Grupo Escolar de Fernando Prestes.




Um comentário: