segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PARABÉNS, PEREIRA BARRETO!



A região onde se localiza atualmente o município de Pereira Barreto fazia parte de uma fazenda federal, onde, em 1858, foi criada uma colônia militar com o nome de “Estabelecimento Naval de Itapura", em virtude de estar situada justamente no Salto de Itapura, no rio Tietê.
Havia nessa região, naquela época pertencente ao município de São José do Rio Preto, um povoado situado à margem do rio Tietê, chamado Itapura, que foi elevado a distrito em 1909.
Parte desse território, inclusive, foi desmembrado e incorporado ao distrito de Penápolis, em 1910.
Era proprietário das terras do povoado de Itapura o Coronel Jonas Alves de Mello, que então já havia vendido grande parte dessa propriedade a vários imigrantes japoneses.
Pereira Barreto foi fundada oficialmente em 11 de agosto de 1928, com o nome de Novo Oriente, quando Mitsusada Umetani responsável pela Sociedade Colonizadora do Brasil Ltda (BRATAC) adquiriu parte das terras do povoado de Itapura, (50 mil alqueires) do Coronel Jonas Alves de Mello a fim de receber imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, naquela época, trabalhar na lavoura. 
As terras então já pertenciam, pela Lei n.º 2008, de 23 de dezembro de 1924, ao município de Monte Aprazível.
As terras então adquiridas pela Sociedade Colonizadora eram banhadas por grandes rios, como o Tietê e o Paraná, o que as tornavam apropriadas para a lavoura, que, em pouco tempo, tornou viável o rápido progresso da região.
Em 1938, o então distrito de Novo Oriente foi elevado à categoria de município, pelo Decreto n.o 9.775, de 30 de novembro de 1938, e recebeu então o nome de Pereira Barreto, em homenagem ao médico e político brasileiro Dr. Luiz Pereira Barreto(1840-1923).
Em 1990, a cidade transformou-se quase em uma ilha fluvial, em decorrência da formação do lago da hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê. 
Pereira Barreto, que até então era uma cidade de tradições agropecuárias, perdeu a maior parte de suas terras agricultáveis.
A Usina Três Irmãos é a maior usina construída no Rio Tietê, a 28 km da confluência com o Rio Paraná. Possui cinco unidades geradoras com turbinas Francis e potência instalada de 807,50 MW. 
A primeira unidade geradora da Usina Três Irmãos entrou em operação em novembro de 1993 e a quinta, em janeiro de 1999.
13 de abril de 2000, a cidade foi elevada à categoria de Estância Turística pelo Governo do Estado.
Pereira Barreto ainda guarda fortes traços de seus fundadores, os imigrantes japoneses, que podem ser facilmente observados na cozinha, nos costumes e nos monumentos públicos da cidade. Posteriormente, chegaram também imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, sírios, libaneses e muitos brasileiros vindos de várias regiões do País, principalmente do Nordeste.
Pereira Barreto, hoje é considerada um paraíso ecológico. 


site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário