segunda-feira, 21 de março de 2016

OS FUNDADORES DE BARRA BONITA


 

  O Coronel José de Salles Leme, conhecido por Nhônhô de Salles, nasceu em Campinas e após se casar com Winifrida Owlpen de Camargo e Medela Dauntre, foram morar em Jaú, lá Nhônhô se tornou vereador e Presidente da Câmara Municipal. Adquiriu na região grandes áreas de terras para cultivar o café e no meio delas estava Barra Bonita.
Aqui construiu a primeira casa de comércio, foi o marco histórico da fundação da cidade, ponto de partida para a fundação do povoado oficializado em 19 de março de 1883. Faleceu em setembro de 1930 aos 87 anos em São Paulo.

João Baptista Pompeu, conhecido como Major Pompeu, conheceu Nhônhô Salles em uma casa de comercio onde trabalhava em Poços de Caldas, recebeu um convite de Nhônhô Salles para ajudar no estabelecimento comercial que estava montando em Barra Bonita, aceitou e entrou para a história de Barra Bonita como um de seus fundadores.

Juntos construíram a Sociedade Mercantil Salles & Pompeu que se localizava na rua 1º de Março, esquina com a Salvador de Toledo. Major Pompeu foi o primeiro prefeito da cidade, faleceu em fevereiro de 1930 aos 69 anos em Botucatu.
 
     
  Dr.Campos Salles, José de Salles Leme e João Baptista Pompeu  
  Dr.Campos Salles, José de Salles Leme e João Baptista Pompeu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário