sexta-feira, 23 de junho de 2017

HOJE É DIA DO MUNICÍPIO DE JACUPIRANGA

São 89 anos de histórias.
 
HISTÓRICO
À margem direita do rio Jacupiranga, em 1864, estabeleceu-se com uma pequena casa comercial o português Antônio Pinto Magalhães Mesquita.
O pequeno núcleo que então se formou com o auxílio de Hildelbrando de Macedo, Manoel Pinto de Almeida e Francisco Lara de França, recebeu inicialmente o nome de Botujuru (do tupi, ÿbytú-yuru”= boca do vento).
A região, cercada pelos primeiros contrafortes da serra de Paranapiacaba, corresponde ao vale do rio Jacupiranga, afluente do Ribeira de Iguape, com um curso de baixa altitude e extremamente sinuoso. 
Este fato porém, embora dando-lhe caráter de navegabilidade, estava quase sempre entulhado de detritos trazidos pelas cheias.
A ligação com o litoral de Iguape era feito com dificuldade através de canoas, praticamente só abaixo da barra do rio Capinzal, retardando o desenvolvimento da povoação. 
Em 12 de junho de 1887 inaugurou-se a primeira linha de navegação a vapor, com a lancha “Ondina” que fazia a ligação entre Iguape e a barra do rio Capinzal, prosseguindo daí em diante com canoas.
Botujuru foi elevado por lei provincial de abril de 1870 à categoria de Freguesia, tendo sua denominação alterada para Jacupiranga, que do tupi ÿacu-piranga”, significa Jacu do peito vermelho (ave da família dos “crácidas”).
Em 1888, o fundador, Coronel Mesquita construiu a Igreja, em substituição a antiga capela de Imaculada Conceição, erguida com a colaboração dos primeiros povoadores.
O Município de Jacupiranga foi instalado em junho de 1928, abrangendo na época, o território atual Pariqueraçu.
Fonte: IBGE

Um comentário:

  1. Sou morador de Jacupiranga a mais de quarenta anos e sou um amante do conservadorismo regional e não pude deixar de repudiar a reforma da praça da igreja Matriz de Jacupiranga, porque entendo que ela deveria ser restaurada respeitando suas configurações originais ! Penso que a administração do prefeito responsável foi falha nesse aspecto não respeitando sua história. A praça bem como a igreja são patrimônios históricos e assim teriam que ser respeitados e além do mais nem uma sombra existe mais naquele espaço por falta de árvores que antigamente sempre teve, assim sendo aquele espaço teria que ser demolido e refeito nos padrões originais, mas não creio que isso possa acontecer, porque em Jacupiranga não existe autoridade com visão cultural !!!

    ResponderExcluir