quarta-feira, 8 de novembro de 2017

OS 63 ANOS DE PIACATU

HISTÓRIA DA CIDADE
A origem de Piacatu está vinculada ao antigo povoado de Bela Vista, situado em terras pertencentes a Birigui. Participaram de sua fundação Vicente Rodrigues Goulart, Antônio Vendrame, Afonso Vendrame, Luiz Stevanelli, Antônio Marchi e João Gobbi. Seu crescimento foi decorrência da ação da Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela execução do loteamento de suas terras e pela formulação de sua planta. Quando, em 30 de novembro de 1944, o povoado de Bela Vista foi elevado a distrito do município de Bilac, recebeu sua denominação atual. Transformou-se em município autônomo em 30 de dezembro de 1953.
Piacatu é uma cidade do Estado de São Paulo, região administrativa de Araçatuba, com cerca de 5.283 habitantes e área total de 233,12 km², tem sua economia baseada na pecuária.
Faz aniversário em 08 de novembro, data escolhida em plebiscito realizado no ano de 1953. Leva o nome em linguagem indígena Tupi Guarani, que quer dizer “Ver Bem” ou “Coração Bom”.
Está exatamente localizada à Latitude: 21º35’32” Sul; Longitude: 50º35’57” Oeste, distante da Capital Paulista cerca de 560 quilômetros por rodovia. Tem como limítrofes, ao Norte, o município de Gabriel Monteiro a 8km, ao Sul, o município de Rinópolis a 22km, ao Leste, o município de Santópolis do Aguapeí a 12km, à Oeste, o município de Guararapes, a Nordeste, o município de Clementina, à Sudeste, o município de Iacri e à Sudoeste, o município de Salmourão.
O clima é quente com inverno seco, a topografia é plana e ligeiramente ondulada, com temperatura quente e bastante úmida, a qual varia entre 17 e 33 graus, sendo a média anual de 30° C.
Quanto à hidrografia, o município pertence à Bacia do Aguapeí e Peixe. 
Os rios que fazem divisas com outros municípios são:
Rio Aguapeí (Rio Feio) – Rinópolis
Rio Ribeirão do Lontra – Santópolis do Aguapeí
Córrego do Jangadão – Guararapes
Córrego Barreiro – Gabriel Monteiro

Fundação: 1º de janeiro de 1955
Gentílico: piacatuense
Fonte: site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário