DESCENDENTE DE FAMÍLIA ITALIANA, LÁZARO PREVITALE NASCEU NO DIA 12 DE SETEMBRO DE 1941, EM JUNDIAÍ.
PRIMEIRO FILHO DE ANGELO PREVITALE E MARIANA IFANGER, SEU NOME FOI ESCOLHIDO PELA MÃE.
É UM NOME BÍBLICO, QUE SIGNIFICA “SÍMBOLO DA PAZ” OU BOA PESSOA.
TEM MAIS DOIS IRMÃOS: ROQUE JOSÉ E MARIA APARECIDA.
NA INFÂNCIA, AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS ERAM PEGA-PEGA E JOGAR FUBECA COM OS AMIGOS, POIS AINDA NÃO EXISTIAM BRINQUEDOS, PARQUES E SHOPPINGS.
ESTUDOU NO GRUPO ESCOLAR RAFAEL OLIVEIRA E, DE TODAS AS DISCIPLINAS QUE ESTUDAVA, GOSTAVA MAIS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, PAIXÃO ESTA QUE O LEVOU A SER UM GRANDE COLECIONADOR DE OBJETOS, LIVROS, JORNAIS E SELOS.
SUA COLEÇÃO COMEÇOU POR VOLTA DOS 14 OU 15 ANOS, E HOJE CONTA COM MAIS OU MENOS 7.000 CHAVEIROS.
EM SEU TEMPO DE ESCOLA, TRÊS PROFESSORES FORAM SEUS GRANDES INCENTIVADORES E AMIGOS, NÃO PODENDO DEIXAR DE MENCIONÁ-LOS COM GRANDE CARINHO: YOLANDA STEFFEN, LAURINDA GROFF E JOÃO BATISTA DE MACEDO.
A FAMÍLIA MUDOU-SE PARA INDAIATUBA EM 10 DE MAIO DE 1952; SEU PAI FORA TRABALHAR NO COTONIFÍCIO INDAIATUBA S.A., ONDE HOJE ESTÁ LOCALIZADO O SHOPPING JARAGUÁ.
UM FATO INTERESSANTE MARCOU SUA VIDA DE ESTUDANTE: AO MUDAR-SE PARA INDAIATUBA, NÃO CONSEGUIU VAGA PARA ESTUDAR.
ENQUANTO NÃO SURGIA A VAGA PARA INICIAR OS ESTUDOS, COMEÇOU A TRABALHAR ENTREGANDO MARMITA NO HOTEL SANTA RITA, LOCALIZADO NA PRAÇA DA MATRIZ CANDELÁRIA, QUE PERTENCIA À FAMÍLIA PIMENTA. DEPOIS FOI TRABALHAR NA PADARIA E CONFEITARIA DA FAMÍLIA PERONI, ONDE FAZIA SERVIÇOS INTERNOS. TRABALHOU TAMBÉM NA FÁBRICA DE BARBANTES DA FAMÍLIA UEDA, QUE HOJE É PROPRIETÁRIA DA PERFUMARIA NAB NA PRAÇA PRUDENTE DE MORAES, CONHECIDA POPULARMENTE COMO “PRAÇA DOS BANCOS”. TRABALHOU NA PADARIA CENTRAL, DA FAMÍLA BERSAN, ONDE HOJE ESTÁ LOCALIZADO O ESCRITÓRIO DO CALÉ, BEM EM FRENTE À LOJA FERES QUE VENDE TECIDOS, NA RUA 15 DE NOVEMBRO.
NAQUELE TEMPO, A CIDADE ERA CALMA E TRANQUILA.
DIVERSÃO PARA OS JOVENS ERA A PRAÇA PRUDENTE DE MORAES, ONDE ESTAVA LOCALIZADO O CINE REX, ATUALMENTE ESTACIONAMENTO DO BANCO BRADESCO, NA RUA CANDELÁRIA.
AO LADO ERA O CLUBE PRIMAVERA, ONDE TINHA UMA DAS PRIMEIRAS TELEVISÕES DA CIDADE.
AS PESSOAS DA CIDADE ERAM CONHECIDAS PELO SOBRENOME DAS FAMÍLIAS QUE ALI MORAVAM. NA CIDADE, EXISTIAM APENAS DOIS CARROS, AS PESSOAS UTILIZAVAM BICICLETAS, POIS O RELEVO DA CIDADE AJUDAVA BASTANTE.
A FAMÍLIA, AO CHEGAR À CIDADE, FOI MORAR EM UM SÍTIO ANTIGO, PERTO DO CRUZEIRO, NA VILA FURLAN.
NÃO EXISTIA LUZ ELÉTRICA, E USAVAM ÁGUA QUE VINHA DE UM POÇO ARTESIANO. DEPOIS, SEU LAZINHO MOROU NA VILA ALMEIDA, HOJE INÍCIO DA RUA 11 DE JUNHO, E MAIS TARDE MOROU NA RUA BERNARDINO DE CAMPOS, CENTRO DA CIDADE.
EM 1960, ENTROU NA ESCOLA DE COMÉRCIO CANDELÁRIA, ONDE SE FORMOU EM 1967 COMO CONTADOR.
CONHECEU DONA EMILCE SUA ESPOSA, ATRAVÉS DE UM AMIGO E NAMORARAM POR SETE ANOS. AS PAQUERAS ACONTECIAM NA PRAÇA PRUDENTE DE MORAES.
CASOU-SE EM 14 DE SETEMBRO DE 1967, NUMA QUINTA-FEIRA, NA IGREJA CANDELÁRIA, ÀS 16h00. DESTA UNIÃO NASCERAM SEUS FILHOS PAULO SÉRGIO, ANGELO, MARCOS ROBERTO, ANA PAULA E LÁZARO FILHO.
HOJE TEM CINCO NETOS.
MUDOU-SE PARA O JARDIM DOM BOSCO EM 1967, ONDE ERA A FAZENDA AMBIEL, ANGARTEN E BANNWART.
MUITOS CONHECEM ESSA REGIÃO COMO VILA SUÍÇA, EM VIRTUDE DAS FAMÍLIAS SUÍÇAS DONAS DAS TERRAS, ONDE HOJE ESTA LOCALIZADA A ESCOLA EMEB “PROF.ª MARIA CECÍLIA IFANGER”, NA QUAL ESTUDA SEU NETO HENRIQUE.
SEU LAZINHO SE RECORDA DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA, QUE ASSIM COMO O BAIRRO, FOI SE FORMANDO E SE TRANSFORMANDO.
HOJE, APOSENTADO, CONTINUA SE DEDICANDO ÀS COLEÇÕES DE OBJETOS, LIVROS E SELOS QUE CONTAM MUITAS HISTÓRIAS PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.
EMEB PROFª MARIA CECILIA IFANGER, 4o. ANO A, 2012, que enviou a biografia ao Museu da Pessoa, para cá transferida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário