segunda-feira, 20 de julho de 2015

NO DIA DE ONTEM, A CIDADE DE TURIUBA ( CIDADE FACHO DE LUZ) FEZ ANIVERSÁRIO. PARABÉNS!

Pelos idos de 1886, chegaram à região o Capitão Vicente Gonçalves dos Santos, sua esposa dona Sabina Izolina da Glória, filhos e outras pessoas.
Vicente Gonçalves dos Santos e toda sua comitiva vinha do estado de Minas Gerais, tomando posse de um imenso sertão do oeste paulista.
Consciente do grande trabalho que tinha pela frente, pois o objeto era fixar definitivamente a presença do homem e da civilização nas matas virgens, o Capitão Vicente Gonçalves trouxe consigo animais e sementes para explorar as boas perspectivas da produção que a região apresentava.
Assim a atividade agropecuária implantou-se no município, criando condições de sobrevivência, de trabalho e progresso.
Em 26 de maio de 1926, fundou a "VILA GONÇALVES" com o erguimento de um cruzeiro, acompanhado de reza e terço. Era hábito tradicional dos fundadores da região criado dentro do espírito e da fé cristã.
Com o aumento gradativo das atividades pastoris e agrícola, novos habitantes recebeu a região e a Vila Gonçalves, através de um processo de evolução lento, mas constante.
Em 1944, a Vila Gonçalves foi elevada à categoria de Distrito de Paz com o nome de "TURIUBA", palavra de origem indígena que significa: -
TURI – s. DE TORY, a fogueira, o farol;
TURIUBA – s Distrito e cidade de São Paulo = De Turi + Yba, árvore do Turi (Licania Turiuva).



site da PM local

Nenhum comentário:

Postar um comentário