sábado, 11 de julho de 2015

RIO DAS PEDRAS: 121 ANOS DE VIDA INDEPENDENTE!

O início do município de Rio das Pedras é conhecido pela lenda da construção de uma pequena pousada próximo ao Ribeirão Tijuco Preto, no século XIX. 
Por volta de 1850, tropeiros que se dirigiam para a capital da província passavam pela pousada próxima ao rio. Ainda não se tem certeza sobre o rio que dá nome à história, mas pela cidade passam o Ribeirão Tijuco Preto e o Rio Lajeado.
A pousada, pertencente a uma família de lavradores, cujo chefe se chamava Pedro, oferecia refeições e repouso aos viajantes. Pedro tinha três filhas, conhecidas por sua beleza, vulgarmente chamadas de Pedras (com o pê fechado). 
 
 
Com o tempo e a proximidade do rio, o local ficou conhecido como “pouso do rio das Pêdras”. 
Com a morte da família, o esquecimento e a natural evolução fonética, a pronúncia de Pêdras, passou para Pedras. 
Em 1870, a Estrada de Ferro Ituana (mais tarde denominada de Estrada de Ferro Sorocabana) estendeu os trilhos até a cidade próxima de Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras e trazendo desenvolvimento para o local. Nesse período, há ainda registros de terras cafeeiras do Barão de Serra Negra, na Fazenda Bom Jardim.
Alguns empreiteiros da estrada adquiriram terras e construíram a capela do Senhor Bom Jesus (hoje conhecido como padroeiro da cidade), iniciando o povoado que deu origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras. 
O povoado cresceu às voltas da estação ferroviária, a partir da rua do comércio conhecida como Rua Torta, que era “torta” por acompanhar o leito do rio.
Em abril de 1889, pela Lei Provincial nº 95, foi criado o Distrito de Bom Jesus do Rio das Pedras, pertencente ao Município de Piracicaba. 
Em 10 de julho de 1894, foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Rio das Pedras, pela Lei Estadual nº 291. 
Em 10 de julho de todo ano iniciam-se as festas oficiais de comemoração do aniversário do município. 
Foi elevada à categoria de cidade em 19 de dezembro de 1894. A cidade recebeu muitos imigrantes italianos que deram origem às famílias mais antigas da cidade.
Fonte: PM local.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário