segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR EM TAUBATÉ

Em 1956, no Bairro Alto de São Pedro foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor, com 23m de altura, que foi construído por iniciativa do professor Teodoro Correia Cintra, que angariou recursos na Diocese de Taubaté e por meio do programa Minuto Azul da Ave Maria, na Rádio Difusora.
Antes da construção do monumento, o professor Teodoro sugeriu a criação de um monumento com homenagem ao escoteiro, enquanto o Bispo Diocesano Don Francisco da Borja, presidente da Comissão Organizadora do levantamento da estátua, decidiu que o homenageado deveria ser São Francisco, padroeiro da Diocese. 
Para erguer o monumento, foi chamado o escultor Octaviano Papaiz, que apresentou a possibilidade da construção do Cristo, semelhante ao do Corcovado, no Rio de Janeiro, pois já tinha a matriz para a confecção. 
Estimulados e convencidos do custo reduzido, o professor Teodoro, a comissão formada para a construção do monumento e o Bispo iniciaram a campanha para levantamento de fundos.
A estátua do Cristo Redentor passou a ser um dos principais pontos turísticos de Taubaté; em sua base está instalada uma capela dedicada a Nossa Senhora da Paz.
Texto do IBGE.
Fotos do Cidalemos`s Blog: vê-se a cabeça da estátua antes de ser colocada no monumento.

Um comentário:

  1. Existe uma Estátua de Cristo em Valinhos SP, fica próximo a Fonte Sônia. Por enquanto existe a Estátua de Cristo em Valinhos SP, talvez deixe de existir nos próximos anos.

    Existe um projeto que prevê a abertura de um parque público e construção de um residencial na Fonte Sônia, em Valinhos (SP), mas há notícias de que a maioria dos protetores do meio ambiente são contra.
    A área com 2,5 milhões de metros quadrados, o equivalente a 350 campos de futebol, está fechada para visitações há três anos, desde a compra pela empresa FS Empreendimentos Imobiliários.

    No local há casarões e capelas com estruturas danificadas, pedalinhos expostos às condições climáticas e uma estátua do Cristo pichada e rodeada por garrafas descartadas. Quem percorre a entrada principal se depara com lagos, antigos quiosques, um bar desativado e, atrás da estrutura antes usada por um hotel, há espaço que lembra uma queda d'água.

    Além disso, gados e cavalos são mantidos pela companhia em trecho mais distante da principal portaria de acesso, onde estão previstos parte dos 1,2 mil lotes que devem formar o condomínio.

    ResponderExcluir