segunda-feira, 24 de agosto de 2015

RUBIÁCEA: 66 ANOS



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A região onde hoje se encontra Rubiácea está situada no divisor de águas entre os rios Aguapeí e Tietê, ao longo do qual a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil estendeu seus trilhos até Mato Grosso. E foi essa via férrea que constituiu um dos motivos da formação de sua fundação e povoamento.
Dois proprietários de terras disputaram o privilégio de ter uma parada de ferrovia: o Coronel Francisco Prudente Corrêa, da Fazenda Jandaia, e Afonso Junqueira Franco, que já havia desenvolvido em sua fazenda o povoado de Ouro Verde, desde 1927.
Embora, inicialmente, os engenheiros da Noroeste houvessem planejado passá-lo por Ouro Verde, alteraram depois o traçado, para levar os trilhos às terras desmatadas por Francisco Prudente Corrêa.
Em 21 de julho de 1930 foi inaugurada a estação nas terras da Fazenda Jandaia.
Outro fator da expansão demográfica e econômica da região foi a cafeicultura, que por constituir grande riqueza acabou por dar o nome à cidade que se formou - Rubiácea.
Em 1944 já havia sido criado o Distrito de Paz, com terras desmembradas de Guararapes e, em 1948 ganhou a autonomia político-administrativa.
Sua instalação verificou-se no dia 03 de abril de 1949.
Assim permanece no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953 para vigorar em 1954-1958, comarca de Guararapes.
Lei Estadual no. 5285, de 18 de fevereiro de 1959, e Acórdão do Superior Tribunal Federal, extinguiu do município de Rubiácea o Distrito de Caramuru.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município de Rubiácea é constituído do Distrito Sede. 
site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário