terça-feira, 18 de agosto de 2015

OS 67 ANOS DE GUARANI D´OESTE


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foi aproximadamente em 1948 que se deu a formação do povoado de Ouroeste. 
Atraídos pela fertilidade do solo e pela localização, foram chegando os primeiros moradores, desbravando os sertões da região. 
Ergueram-se as primeiras casas de pau-a-pique, iniciou-se o período de colonização com as plantações e a criação de animais. Com o tempo, formou-se um vilarejo, logo veio a primeira casa comercial. Com isso, surgiram os primeiros comerciantes, que buscavam atender as pessoas que lá estavam morando. 
A fundação da Vila foi oficialmente, em 27 de janeiro de 1952 pelo agropecuarista Sr. João Zeferino Ferreira Velloso, e ganhou o nome por seu fundador, devido sua localização geográfica, a noroeste do Estado e por causa da terra fértil – “terra que valia ouro”, terras por ele doadas. Nesta data foi celebrada a primeira missa, e erguido o Cruzeiro, onde hoje está localizada a Igreja da Matriz. 
Com o passar do tempo, novos moradores começaram a surgir, e a Vila foi crescendo e chamando a atenção pela sua produção. Com isso passou a ser povoado, fazendo parte do então município de Guarani D’Oeste, em 1º de janeiro de 1959. 
Com a implantação e construção da Usina Água Vermelha (iniciada em 1974), localizada em suas terras, muitas famílias de outras localidades foram chegando e se instalando em Ouroeste, onde a CESP construiu várias casas, transformando em núcleo residencial para alojar os trabalhadores, que estavam na construção da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha. Junto foi construída a pista do aeroporto, o hotel, e isto contribuiu muito e acelerou o processo de crescimento e desenvolvimento de Ouroeste. 
Em 1990, precisamente no dia 16 de outubro, Ouroeste foi elevado à categoria de Distrito pela Lei Municipal nº 398, e não parou por aí. 
O autor do projeto de Lei que elevou Ouroeste à categoria de Distrito, que na época era Vereador, foi o ex Prefeito Sr. Edvaldo Fraga da Silva. Então, através de um plebiscito, a população votou pela emancipação. Foi aí que, em 27 de dezembro de 1995, através do Decreto-Lei Estadual nº 9.330/95, o ex Governador Mário Covas sanciona a Lei, criando o Município de Ouroeste, baseado na Lei que impedia o Distrito de ser maior que a sede, que na época Ouroeste, até então Distrito, possuía 5 mil habitantes e o município sede, Guarani D’Oeste possuía 2 mil habitantes. 
 
SÓ PODIA SER MUNICÍPIO
A luta pela emancipação de Ouroeste envolveu uma dura batalha judicial. Começou quando, em 1.990, os onze vereadores da Câmara Municipal de Guarani D’Oeste aprovaram por unanimidade o projeto de lei do então vereador Edvaldo Fraga da Silva, transformando Ouroeste em distrito. 
A lei nº 398, de 16 de outubro de 1.990, foi assim, o primeiro passo rumo à emancipação. 
Inconformada com tal decisão, a Prefeitura de Guarari D’Oeste recorreu á Justiça, através de um Mandado de Segurança, para impedir a eficácia dessa lei, invocando a legislação federal que impedia o distrito de ser maior que a sede. 
Nessa época, Ouroeste tinha cinco mil habitantes e Guarani D’Oeste, dois mil. 
Após perder nas duas instâncias, não houve mais como impedir a Ouroeste de pleitear a sua emancipação, o que foi conquistado em 1995, com amplo apoio da população. 
 
ESTE TEXTO É DE AUTORIA DO DEPUTADO EDINHO ARAÚJO, AUTOR DA LEI 651/90 DAS EMANCIPAÇÕES.
No site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário