segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O SERTÃO DO RIO FEIO QUE SE CHAMOU PORANGABA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na margem da antiga estrada Botucatu - Sorocaba, havia um local denominado “Sertão do Rio Feio”, destinado ao repouso dos tropeiros que por ali transitavam. 
Com a continuidade destas viagens, muitos tropeiros trouxeram suas famílias e, reconhecendo a fertilidade das terras da região, iniciaram as primeiras plantações.
Foram seus primeiros moradores, as famílias de Pedro José, Francisco Manoel de Oliveira, Manoel Izidoro Brenhas, Segismunda Machado e seu filho, e João Machado da Silva que, vindo da Bahia, fez doação ao patrimônio de uma imagem de Santo Antônio.
Construíram uma capela em 1860, ao redor da qual surgiram as primeiras “palhoças” e o consequente povoamento, que passou a denominar-se Santo Antônio do Rio Feio, em homenagem ao Santo padroeiro.
Cinco anos depois instalou-se no povoado um distrito policial, denominado Bela Vista. Com esse nome foi elevado a distrito, em 1885.
Para evitar problemas de endereçamento, por haver um outro distrito de igual nome na Capital do Estado, foi alterado em 1919, a denominação de Bela Vista para Porangaba, de igual significado em tupi-guarani.
Desmembrou-se de Tatuí, do qual fazia parte, quando tornou-se município, em 1927. 
Instalado em 04-01-1928.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Porangaba e Torre de Pedra.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído de 2 distritos: Porangaba e Torre de Pedra. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Pela lei estadual nº 7644, de 30-12-991, desmembrado do município de Porangaba o distrito de Torre de Pedra. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. 
 
IBGE 
(As fotos são do site Porangaba Sua História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário