quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ITOBI: 117 ANOS. PARABÉNS!

 
 
Nos primórdios de 1828, no Distrito de Paz de Casa Branca, residiam os irmãos Alves Cunha: Fabrício e José, que foram os fundadores e primeiros donos da fazenda Rio Verde ou Cocais do Rio Verde. 
Dessa fazenda e das denominadas Boa Vista de Água Suja, de propriedade de Celestino e José Carreiro e Boa Vista do Rio Doce, do Barão José Fortine, é que originou Itobi.
Da data exata da fundação não se tem conhecimento, pois desconhece-se completamente não só a chegada de "Farrapeiro" - Antônio Martins Daniel - que foi quem empreitou a tiragem de dormentes das matas das fazendas já mencionadas, iniciando os trabalhos às margens dos Rios Doce e Verde, para o iniciado tráfego da Companhia Férrea Ramal de Rio Pardo, ligando Casa Branca a São José do Rio Pardo (27 de agosto de 1887), sendo a estação denominada Rio Doce
O fato é que Antônio Martins Daniel -  "O Farrapeiro", foi quem fundou a cidade, iniciada com a construção de dois ranchos. 
Em 1887 a povoação recebeu o nome de Vila Nova do Rio Verde. Só em 27 de dezembro de 1894, foi elevada a Distrito Policial, sendo até então, subdelegacia.
É interessante notar-se que Vila era Vila Nova do Rio Verde, e não só a subdelegacia, mas também o Distrito Policial criado era de Rio Doce e isto devido ao nome da estação ferroviária.
Em 7 de junho de 1897, através da Lei n.º 24, foi criado o Conselho Municipal. Por ato de 25 de outubro de 1897 foi restabelecido o Distrito Municipal pertencente ao Município de São José do Rio Pardo.
A Lei n.º 568, de 27 de agosto de 1898 anexou o referido Distrito ao Município de Casa Branca. Pela mesma Lei, Rio verde passou a ser chamada Itobi, que em tupi-guarani, significa água corrente verde ou rio verde.
Foi elevado a Município através da Lei n.º 5285, de 18 de fevereiro de 1959.
Gentílico: Itobiano.
Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário