sexta-feira, 11 de setembro de 2015

OS 101 ANOS DE ITAPUÍ. QUE LUGAR É ESSE?


 
 
Itapuí, antes conhecida como Bica de Pedra, originou-se a partir da compra da Fazenda do Ribeirão do Saltinho. Conhecida como Fazenda Bica de Pedra em razão da existência de um córrego na propriedade, onde as pedras possuíam formato de bicas e estas jorravam água.
Em março de 1859, foi adquirida por Antonio Joaquim da Silva Fonseca, comprada do capitão José Ribeiro da Silva, um dos fundadores do município de Jaú. Antonio Joaquim teve seis filhos homens casados e eles vieram para as terras da fazenda, para desbravá-la e aqui começaram a construir suas moradias, abrindo picadas na mata até as margens do rio Tietê e da estrada que ligaria a Vila de Jaú.
Como devoto de Santo Antonio de Pádua, fez doação de 302.275 metros quadrados das terras da fazenda para formação de um patrimônio, em homenagem ao santo. Registrou a doação em 15 de setembro de l888, na paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú.
Foi dividido em quadras, com lotes marcados, sendo reservada uma quadra central para a construção da capela, concluída com a inauguração em 13 de junho de 1890, dia do Santo Padroeiro. O doador não chegou a ver a realização do projeto, acabou falecendo meses antes. Seu filho mais velho, José Antonio da Silva Fonseca deu prosseguimento aos anseios de seu pai.
Com o passar do tempo, esse patrimônio tornou-se uma vila, a Vila de Bica de Pedra. Casas foram construídas, surgiram pequenos comerciantes para atender os moradores da localidade e do campo. Em 17 de abril de 1894, foi criado o Distrito Policial e após três anos tornou-se Distrito de Paz (dia 10 de março de 1897). Mas a Vila pertencia ao município de Jaú (criado pela Lei 464 de 5 de dezembro de 1896), passando a ter cartório de registro civil para lavrar escrituras, proceder casamentos, registros de nascimentos e óbitos, não precisaria deslocar para Jaú que levava horas em estrada de terra e com grande parte de mata virgem. Após a elevação do Distrito de Paz, o poder público passa a reconhecer como uma circunscrição territorial.
O café, grande riqueza do passado, começa a ser plantado, a partir de 1894, período da chegada dos primeiros imigrantes europeus, principalmente dos italianos, depois os espanhóis, portugueses para trabalharem na expansão cafeeira. A vila estava subordinada a cidade de Jaú e toda riqueza aqui produzida, da dotada terra fertilíssima, completamente cultivada para lá ficava.
Com o aumento da população, principalmente no campo e da produção agrícola, foi construída a linha ferroviária em l912, a Ferrovia do Dourado ou Douradense. Muito sonhava a Vila com seu desmembramento, passando consequentemente a governar por si mesma.
Para tratar da emancipação política e administrativa, realizou a primeira reunião no mês de fevereiro de 1911, reunindo fazendeiros, comerciantes e políticos de Jaú que aqui possuíam propriedades. Foi o coronel Josué de Almeida Prado, um dos lutadores do movimento, fazendeiro local e membro do partido Republicano Paulista de Jaú. Os primeiros passos foram iniciados para consecução daquele ideal com a distribuição de folhetos que traziam referência a respeito da emancipação e nomes de pessoas adeptas ao movimento.
Em seguida, entraram em contado com os Deputados Estaduais do 9º Distrito da Câmara do Congresso Legislativo Estadual. Apresentado pelo Deputado Vicente de Paulo de Almeida Prado, pertencente a nossa região, o Projeto de Lei 58/1912 criando o município de Bica de Pedra na sessão de 25 de novembro do mesmo ano, assinada pelos 5 deputados do 9º Distrito (incluindo o autor). Foi aprovado em 11 de Setembro, de 1913, convertido em Lei Estadual 1383 e no dia 20 do mesmo mês, foi sancionada pelo presidente do Estado Francisco de Paula Rodrigues Alves, conhecido como governador Rodrigues Alves (l912-1916).
Realizou-se a instalação do novo município de Bica de Pedra e a posse da primeira Câmara Municipal ocorreu no dia 2 de janeiro de 1914, pelo Dr. Antonio Hermogene Artenfelder, juiz de Direito da Comarca de Jaú.
A primeira Câmara Municipal era composta pelos vereadores: Manoel Galvão de França, Bento Ferraz Camargo, Francisco Godoy Bueno, Antonio Cairrão e Joaquim Leôncio Ferraz. Na sua primeira sessão realizada, elegeram por meio de uma eleição ao cargo de prefeito, o vereador Antonio Cairrão, o vereador Bento Ferraz de Camargo para vice-prefeito e o vereador Manoel Galvão de França para presidência do Poder Legislativo Municipal.
As legislaturas da Câmara Municipal da antiga Bica de Pedra até o ano de 1930, era constituída por 5 vereadores eleitos por um mandato de 3 anos, chamado de triênio, todos pertencentes ao Partido Republicano Paulista, em uma eleição direta que normalmente ocorria entre o final do mês de outubro e começo de novembro.Começava o triênio em 15 de janeiro com a posse dos eleitos e o início dos trabalhos legislativos.
O prefeito era eleito entre o vereadores para um mandato de 1 ano, podendo ser reeleito e não renunciava o cargo de vereador.
Pelo decreto nº 9775, de 30 de novembro de l938, pelo interventor Federal do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros, a pedido do Prefeito Municipal Dr.José Miraglia ocorreu à mudança do nome de Bica de Pedra para Itapuí e de anexação do território do Distrito de Floresta (Boracéia). 
A mudança do nome passou a vigorar em 1 de janeiro de l939.
O Distrito de Floresta em l945, passou a ser chamado de Boracéia, se emancipando como município em 1959.
Itapuí foi um nome escolhido para substituir o de Bica de Pedra, nome de origem indígena (tupi-guarani) derivado de Itaypu.
Ita = Pedra
Y = Água
Pú = Que sai
Itaypu = Água que sai da pedra.
Tendo sido modificado a ordem na composição do termo, representando quase a mesma coisa em seu sentido etimológico, para não haver confusão com Itaipu, uma antiga estação da Paulista que existia entre as cidades de Limeira e Cordeirópolis, neste Estado, e um Forte na cidade de Santos; Itapuí, embora não perfeita a designação, se compõe justamente das palavras Tupis:
Ita = Pedra
Pú = Que brota e sai
Y = Água
Itapuí = Pedra que sai água.
Por: André Ruiz/ site da pm local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário