quinta-feira, 10 de setembro de 2015

QUEM FOI SUD MENNUCCI?



Sud Mennucci, nasceu na cidade de Piracicaba em 20 de janeiro de 1892.
Foi educador, geógrafo, sociólogo, jornalista, escritor e defensor ferrenho dos direitos dos professores e da melhoria da qualidade de ensino no país. Em 1910 iniciou sua carreira no magistério, lecionando numa escola rural; entre 1913 e 1914 reorganizou as Escolas de Aprendizes de Marinheiros de Belém do Pará. 
Atuou como professor público em Porto Ferreira e fundou o Ginásio Paulistano, na capital. 
No ano de 1920, comandou o recenseamento escolar em São Paulo, a partir do qual foi possível localizar os núcleos de analfabetismo do Estado e dividir o território paulista em quinze delegacias regionais de ensino, após o que assumiu a Chefia da Delegacia Regional de Ensino de Campinas. 
Entre 1925 e 1931, Sud Mennucci iniciou sua carreira como redator e crítico literário do jornal O Estado de S.Paulo. Na mesma época, assumiu a Diretoria Geral de Ensino de São Paulo. 
Entre suas atividades na administração do sistema paulista e como jornalista e escritor, Sud destacou-se no comando do Centro do Professorado Paulista, criado em 1930, presidindo a entidade entre 1933 e 1948. 
Entre os vários livros publicados, um dos maiores destaques, foi o livro A Crise Brasileira de Educação, alcançando o prêmio da Academia Brasileira de Educação.
site da PM local.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário