sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CORNÉLIO PIRES, O POETA DE TIETÊ, TERIA FEITO 133 ANOS NO MÊS PASSADO


FONTE: REVISTA AURORA
AS AVENTURAS DE CORNÉLIO PIRES
Arlete Fonseca de Andrade*
Resumo : Este artigo pretende apresentar ao leitor a produção cultural de Cornélio Pires, considerado grande divulgador da cultura regional paulista e a importância de seu legado para a memória e identidade desses cidadãos.
“Meio escritor, meio ator, meio animador; generoso, combativo, empreendedor, simpático – a sua maior obra foi a ação nos palcos nas palestras na literatura falada que perde bastante quando é lida. Como os oradores, como certo tipo de poetas, como os repentistas e os velhos glosadores de mote, a dele foi uma literatura de ação e comunhão direta, eletrizante, com o público”. 1
As palavras de Antônio Cândido definem bem quem foi Cornélio Pires, defensor e divulgador do folclore e da cultura paulista.
Cornélio Pires nasceu na cidade de Tietê, interior de São Paulo, no dia 13 de julho de 1884 e faleceu aos 73 anos em 17 de fevereiro de 1958. 
Sua vida de contador de causos e no cenário humorístico inicia-se desde cedo, a começar por seu nascimento. 
Sua mãe, Dona Nicota, havia escorregado em uma casca de banana no final da gravidez e entrou em trabalho de parto dando a luz o menino Cornélio.


Casa onde Cornélio Pires nasceu. Tietê/São Paulo - sem data. (Foto doada pelo Sr. Saladino – Fotógrafo e morador de Tietê)

A graça e o riso estiveram sempre presentes na sua trajetória de vida. Outro fato ocorreu no seu batizado. O padre ao invés de entender Rogério, nome escolhido por uma de suas tias, entendeu Cornélio, devido à sua surdez, e assim ficou.


Igreja onde Cornélio Pires foi batizado no município de Tietê – SP. (Foto doada pelo Sr. Saladino – Fotógrafo e Morador de Tietê)
Homem de personalidade ímpar, esse paulista carrega na sua história muito da vida do caipira que, ao retratá-lo em inúmeras cidades pelo Brasil afora, acabou tornando-se conhecido e admirado.
Foi escritor, compositor, conferencista, jornalista, contador de “causos”, poeta e folclorista, trabalhando com afinco para divulgar a cultura caipira.
Cornélio Pires não havia dedicado-se aos estudos. Apesar da origem humilde, sua família dispunha de condições financeiras para que ele pudesse ter uma educação formal, mas seu interesse estava em vivenciar/observar o cotidiano do povo do interior paulista. 
Na juventude teve a intenção de cursar faculdade de farmácia, mas não foi aprovado na seleção, então decidiu escrever artigos para jornais, atividade que realizou por muito tempo.
No princípio escreveu no semanário “O Tietê”, depois na redação do jornal “O Comércio de São Paulo”, onde aprendeu muito, e após, tornou-se revisor nos Jornais “O São Paulo” e “O Estado de São Paulo”.
Apreciava escrever poemas também, e em 1905, publica seu primeiro soneto no semanário “O Tietê” cujo tema referia-se ao amor.
Sua carreira literária inicia-se a partir dos anos de 1910, quando da publicação de “ Os Sertões” , de Euclides da Cunha, tornou-se sucesso, valorizando a vida sertaneja, até então desconhecida.
Nessa mesma época lança sua primeira coletânea de poesias intitulada Musa Caipira. Essa obra obteve atenção da crítica por seu conteúdo originalmente brasileiro. Dentre elas, essa é a mais famosa até os dias de hoje.
Sobre o conjunto de seu trabalho, o poeta Martins Fontes escreveu que Cornélio Pires “é um bandeirante puro, um artista incansável, enobrecedor da pátria e enriquecedor da língua” 2, e o escritor Sílvio Romero, foi um dos seus mais importantes críticos.
Além da literatura, Cornélio Pires tinha o dom de furtar o riso das pessoas, principalmente em apresentações públicas que realizou nas diversas cidades dos estado de São Paulo, Minas Gerais e Goiás chamadas de cafés concerto ou shows humorísticos.

Café Concerto de Cornélio Pires em Praça Pública – sem data. (Foto doada pelo Sr. Saladino)
Rir “deflagra um estado de contenção, dribla o nervosismo, os autoritarismos e a pose. Instaura o insólito, o bizarro, o anormal” 3 escreveu Oswald de Andrade, e Cornélio Pires despertava exatamente essa sensação naqueles que o via. 
A falta de uma formação acadêmica não o impediu de interagir com seus projetos de arte popular no circuito intelectual e ser reconhecido, pois sensibilidade, originalidade e perseverança ele possuía para continuar a criar e produzir seus projetos.
Partimos agora para a década de 1920, período de grande produção artística e cultural no país devido ao movimento modernista. O nacional e o popular de nossa cultura foram exaltados nas artes rendendo à Cornélio Pires uma maior abertura de expressão e de grande produção nas décadas de 20 e 30.
Importante notar que nomes como: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manoel Antônio de Almeida, Alexandre Machado, Menotti del Pichia, Augusto Frederico Schmidt, Guilherme de Almeida, Graça Aranha, entre outros representantes do modernismo, Cornélio Pires transitava nesse universo e agradava alguns escritores e críticos e desagradava outros que contestavam seu estilo porém sua popularidade já estava consagrada.
O escritor Paulo Duarte, por exemplo, em carta a Mário de Andrade faz crítica a obra literária de Cornélio Pires no texto a seguir:
“Quererá você que eu compare, por exemplo, o Câmara Cascudo com o Cornélio Pires? Não, não consigo. Mas o engraçado e analfabeto Cornélio está consagrado como o melhor novelista do mundo...E o Cascudo, apesar das irremediáveis lacunas do autodidatismo e falta de cultura humanística de base, quase supre tudo com intuição, observação honesta e até talento.” 4
Outra característica de Cornélio Pires era a criação de personagens nos artigos que escrevia em revistas e alguns jornais regionais.
Nas revistas “O Pirralho” (1911-1917) e “O Sacy” (entre 1926 -1927), utilizava os pseudônimos de: Fidêncio e Vadosinho Cambará.
Oswald de Andrade também tinha o seu, Anibale Scipione, que aparece em muitos diálogos com Juó Bananére, pseudônimo de Alexandre Ribeiro Marcondes Machado.
Nesse cenário privilegiado, a atuação de Cornélio Pires garante um espaço sobre a expressão falada e sobre o modo de vida do caipira, assim como Juó Bananére com o seu ítalo-paulista, estabelecendo dessa forma, uma abertura para expressões lingüísticas e culturais desconsiderados neste período, sempre com a presença do humor e da caricatura.
Ambos tinham imensa popularidade conforme descreve Sud Mennucci.
“Cornélio Pires e Juó Bananére são os dois mais legítimos representantes de duas correntes do falar paulista: a do tipo indígena...e a do tipo alienígena.
E Cornélio Pires e Juó Bananére são humoristas. Literatos lidos com a avidez por toda a população de São Paulo, com diversos livros publicados ambos.” 5
A contribuição cultural que Cornélio Pires trouxe para o estado de São Paulo e para o país, foi de grande valia, pois difundiu a cultura do interior paulista nos seus diversos segmentos artísticos.
Como escritor de contos, prosas e poesias, soma-se um total de 22 livros publicados e colaborador também em diversos jornais e revistas.
Além do aspecto literário, idealizou dois filmes documentários registrando nossa grandeza cultural. São eles: “Brasil Pitoresco” – 1923 e “Vamos Passear” – 1934.
Segundo o folclorista João Chiarini, “Vamos Passear” é o 1º filme sonoro produzido de forma independente. 6
Entre 1926 e 1928, viajou em diversas tournées pelo Brasil combinando músicas caipiras e anedotas, e também, espetáculos musicais com a “Turma Caipira Cornélio Pires” .
Compositor e divulgador deste estilo musical, foi responsável por seu registro em 1929 através do selo Columbia Records, representado no Brasil por Byington & Company.
Nesse ano, Cornélio Pires pediu ao seu sobrinho, Capitão Furtado, que intermediasse na Columbia com Alberto Jackson Byington Jr., proprietário da empresa propondo gravações de músicas e anedotas caipiras.
Quando Byington Jr. ouviu sua proposta achou uma piada pois para ele não havia mercado, mesmo assim, Cornélio Pires insistiu e propôs pagar a gravação e as cópias com seu próprio recurso. Conseguiu o dinheiro emprestado e pagou à vista o valor de cinco mil cópias superando o pedido do proprietário que solicitou mil cópias. Byington ficou espantado pois nessa época não se fazia prensagens iniciais nessa quantidade. Cornélio Pires então superou suas próprias expectativas e de Byington também, e disse: “Cinco mil de cada, porque já no primeiro suplemento vou querer cinco séries diferentes e portanto são 25 mil discos”, 7 no total.
Por este projeto, é considerado o primeiro produtor independente de discos no Brasil.
Em 1946, criou o Teatro Ambulante de Cornélio Pires. Neste seu projeto havia dois carros, um destinado para biblioteca e outro para discoteca percorrendo o interior paulista apresentando-se em praças públicas.
Após essa aventura cultural e artística, Cornélio Pires deixa-nos em 1958 vítima de câncer, porém podendo orgulhar-se do caminho que abriu para os programas de música caipira nas rádios de todo país. Antes de sua morte, no mesmo ano, saboreou mais uma conquista: a apresentação de um espetáculo caipira no Teatro Municipal de São Paulo, templo sagrado da música clássica.
Finalizo este artigo da forma que mais se aproxima do grande Cornélio Pires com um trecho de seu livro “Conversas ao Pé do Fogo” que ilustra a vida simples e bem-humorada dele e de sua cultura. 

“Aí, seu moço, eu só quiria p'ra minha filicidade
Um bão fandango por dia, e um pala de qualidade.
Porva espingarda e cutia, um facão fala verdade,
e ú a viola de harmonia p'ra chorá minha sodade.

Um rancho na bêra d'água. Vara de anzó, pôca
Mángua, pinga boa e bão café…fumo forte de sobejo,
p'ra compretá meu desejo, cavalo bão – e muié…” 8





Cornélio Pires
Foto do Museu Cornélio Pires - Tietê

• Bibliografia Consultada: Fonseca, C.; Juó Bananére O Abuso em Blague - Ed. 34
Veiga, J. M.; A Vida Pitoresca de Cornélio Pires - Ed. O Livreiro
Dantas, M.; Cornélio Pires, Criação e Riso – ed. Duas Cidades
Leite, S. H. T. de Almeida; Chapéus de Palha, Panamás, Plumas, Cartolas – Ed. UNESP
Andrade, O.; A Sátira na Literatura Brasileira - Conferência na Biblioteca Mário de Andrade
Pires, C. ; Conversas ao Pé do Fogo – Ed. Imprensa Oficial
Pires, C.; Meu Samburá – Ed. Companhia Editora Nacional
 
• Sites Consultados:
www.violatropeira.com.br
www.jangadabrasil.com.br

Cornélio Pires: Bibliografia, Discografia e Filmografia
• Bibliografia:
• Musa Caipira, 1910, Livraria Magalhães;
• Monturo, poemeto, 1911, Editores: Pocai-Weiss;
• Versos, 1912, Empresa Gráfica Moderna;
• Tragédia Cabocla (novela), 1914;
• Quem Conta um Conto...,1916, Seção de Obras de "O Estado de S. Paulo";
• Cenas e Paisagens da Minha Terra, Monteiro Lobato & Cia. Editores;
• Conversas ao Pé do Fogo, 1921, Tipografia Piratininga;
• As Estrambóticas Aventuras do Joaquim Bentinho (O Queima Campo), 1924, Imprensa Metodista;
• Patacoadas, Livraria Alves, 1926;
• Seleta Caipira, Irmãos Ferraz;
• Mixórdia, 1927, Companhia Editora Nacional;
• Meu Samburá, 1928, Companhia Editora Nacional;
• Continuação das Estrambóticas Aventuras do Joaquim Bentinho (O Queima Campo), 1929, Companhia Editora Nacional;
• Tarrafadas, 1932, Companhia Editora Nacional;
• Sambas e Cateretês, 1932, Gráfica-Editora Unita Ltda;
• Chorando e Rindo, 1933, Companhia Editora Nacional;
• Só rindo, 1934, Civilização Brasileira;
• Tá no Bocó,1934, Companhia Editora Nacional;
• Quem Conta um Conto... e Outros Contos;
• Coisas d'Outro,1944;
• Onde Estás, o Morte?, 1944, Edição do Autor;
• Enciclopédia de Anedotas e Curiosidades, 1945, Editora Cornélio Pires;
• DISCOGRAFIA:
Série Caipira"Cornélio Pires"
Gravadora Colúmbia

MAIO DE 1929 - ANEDOTAS NORTE AMERICANAS e ENTRE ITALIANO E ALEMÃO - Anedotas - Cornélio Pires. - REBATIDAS DE CAIPIRAS e ASTÚCIA DE NEGRO VELHO - Anedotas - Cornélio Pires. - SIMPLICIDADE e NUMA ESCOLA SERTANEJA - Anedotas - Cornélio Pires. - COISAS DE CAIPIRA e BATIZADO DO SAPINHO - Anedotas - Cornélio Pires. - DESAFIO ENTRE CAIPIRAS e VERDADEIRO SAMBA PAULISTA - Turma Caipira Cornélio Pires. - ANEDOTAS CARIOCAS - Cornélio Pires. -DANÇAS REGIONAIS PAULISTAS- Cana-Verde-Cururu - Turma Caipira Cornélio Pires.
• OUTUBRO DE 1929 -- COMO CANTAM ALGUMAS AVES - Imitações - Arlindo Sant¢ Anna.
- JORGINHO DO SERTÃO - Moda de Viola - Mariano & Caçula (da Turma Caipira Cornélio Pires).
- A FALA DOS NOSSOS BICHOS - Imitações - Arlindo Sant'Anna.
- MODA DO PEÃO - Moda de Viola - Cornélio Pires e Turma Caipira Cornélio Pires.
-OS CARIOCAS E OS PORTUGUESES - Anedota - Cornélio Pires.
- MECÊ DIZ QUE VAI CASÁ - Moda de Viola -(de Nitinho Pinto) - C/ Zico Dias e Sorocabinha (da Turma Caipira Cornélio Pires).
- TRISTE ABANDONADO - Moda de Viola, com Zico Dias e Sorocabinha.
- NO MERCADO DOS CAIPIRAS - Anedota - Cornélio Pires.
- AGITAÇÃO POLÍTICA EM SÃO PAULO e CAVANDO VOTOS - Anedotas - Cornélio Pires.
• SEM DATA
- UM BAILE NA ROÇA e UMA LIÇÃO COMPLICADA -Cornélio Pires & Arruda.
- AS TRÊS LÁGRIMAS-(Declamação) - Campos Negreiros.
-PUXANDO A BRASA - Anedota - Cornélio Pires & Arruda.
- A MODA DA REVOLUÇÃO - Moda de Viola - Cornélio Pires e Arlindo Sant'Anna,
- VIDA APERTADA - Anedota -Cornélio Pires & Arruda.
- CATERETÊ PAULISTA- Cornélio Pires e Arlindo Sant'Anna.
- NITINHO SOARES - Moda de Viola - Cornélio Pires, Mariano & Caçula (TCCP).
- O BONDE CAMARÃO - Moda de Viola.
- SÔ CABOCRO BRASILÊRO - Moda de Viola.
- CP e Mariano & Caçula (TCCP)

• ABRIL 1930
- NAQUELA TARDE SERENA - Contra-Dança Mineira - CP, com Antônio Godoy e sua Mulher.
- TOADA DE CURURU - Contra-Dança Paulista - CP, com Mariano & Caçula (TCCP).
- SABIÁ ME FAIZ CHORÁ - Contra-Dança Mineira - CP, com Antônio Godoy e sua Mulher.
- A BRIGA DOS VÉIO - Moda de Viola - CP, com Mariano & Caçula (da TCCP).
- TRISTE APARTAMENTO - Moda de Viola Mineira, e PORFIANDO - Desafio, com Antônio Godoy e sua Mulher.
- BATE PALMA - Contra-Dança Mineira.
- NAS ASAS DE UM BEJA-FLÔ - Moda de Viola - CP, com A. Godoy e sua Mulher.
- TOADA DO CATERETÊ e TOADA DE SAMBA - CP, com Mariano & Caçula (da TCCP).
- SITUAÇÃO ENCRENCADA - Moda de Viola.
- ESCOIENO NOIVA - Moda de Viola, com Caipirada Barretenses .
• JUNHO DE 1930
- BIGODE RASPADO - Moda de Viola, com Mariano e Caçula da TCCP).
- ESTRAGUEI A SAPAIADA - Anedota -CP.
- A MINHA GARCINHA BRANCA - Toada - Com Antônio Godoy e sua Mulher.
- TOADA DE CANA-VERDE - Com Mariano e Caçula (da TCCP).
- RECORTADO - Caipirada Barretense.
- A FESTA DO GENARO - CP
- UMA SESSÃO SOLENE e NAS TOURADAS - Anedotas -Cornélio Pires.

• JULHO DE 1930 
- O ZEPELIM - Moda de Viola.
- O SUBMARINO - Moda de Viola - CP com João Negrão.
- CABOCLA MALVADA (Declamação) - Campos Negreiros.
- A PLATAFORMA DO PREFEITO - Anedota - Com Arruda.
- MODA DO RIO TIETÊ- Moda de Viola - CP, com João Negrão.
- CORAÇÃO MAGUADO - Moda de Viola - Com A. Godoy e sua Mulher.
- CAMPO FORMOZO - Moda de Viola - CP, com Antônio Godoy e sua Mulher.
- MODA DA MARIQUINHA - Moda de Viola - CP, com João Negrão.
- O LEILÃO DAS MOÇAS - Moda de Viola.
- JARDIM FLORIDO - Moda de Viola - CP, com João Negrão.

• AGOSTO DE 1930
- A INCRUZIADA - Canção (de Angelino de Oliveira) - Com Maracajá e Os Bandeirante.
- BOIADA CUIABANA - Com José de Messias e Os Parceiros.
- AGÚENTA MANECO - Com Maracajá e Os Bandeirantes.
- FOLIA DE REIS - Com Foliões do Zé Messias.
- CANTANDO O ABOIO (de CP e Angelino de Oliveira) - Com Maracajá e Os Bandeirantes.
-TOADA DE MUTIRÃO - Com Zé Messias e Os Parceiros.
- O CABOCLO APANHA e PASSA MORENA - Contra-Dança - Com Zé Messias e Os Parceiros

• SETEMBRO DE 1930
- O JOGO DO BICHO - Moda de Viola, e ARMINDA - Com Mariano & Caçula.
- O SALIM FOI NO EMBRULHO - Anedota - Com Luizinho.
- FUTEBOL DA BICHARADA - Moda de Viola - Com Mariano & Caçula.
- MULHER TEIMOSA - Com Arruda.
-NOITES DE MINHA TERRA - Valsa - Com José Eugênio Campanha e Seu Quinteto.
- CAIPIRA VELHACO - Anedota-Com Arruda.
-O SONHO DE MARIA - Valsa - José Eugênio e Seu Quinteto.
- O MEU BURRO SAUDOSO - Moda de Viola.
- SERÁ OS IMPOSSÍVE - Com Mariano & Caçula (da TCCP)

• OUTUBRO DE 1930
- SERENATA - Choro - Com Canário e Seu Grupo.
-QUANDO AS MISSES DESFILAVAM - Anedotas - Com Luizinho.
- BEATRIZ - Valsa - Com Canário e Seu Grupo.
-O SALIM TOREADOR - Anedota - C/Luizinho

• SEM DATA
- GALO SEM CRISTA - Batuquinho do Norte - Com Bico Doce e Sua Gente do Norte.
- COMPARAÇÕES - Anedota -Cornélio Pires.
- QUANDO O ZIDORO VORTÔ e OS DESCONTENTES -Anedotas - Cornélio Pires.
- GAVIÃO DE PENACHO - Embolada.
-QUE MOÇA BONITA - Variação de Samba - Com Bico Doce e Sua Gente do Norte.
- RECULUTANDO - Samba do Norte - Com Bico Doce e Sua Gente do Norte.
-BOM REMÉDIO - Anedota - Cornélio Pires.
- O MEU VIVA EU QUERO DÁ - Moda de Viola.
- SE OS REVORTOSOS PERDESSE - Moda de Viola - Com Mariano& Caçula.
- LEGIONÁRIOS, ALERTA! - Marcha - Com José Eugênio e Seu Grupo.
-QUI-PRO-QUÓ - Anedota - Cornélio Pires.
- TRISTE ABANDONADO - Moda de Viola.
- MECÊ DIZ QUE VAI CASÁ - Moda de Viola - Com Zico Dias e Sorocabinha (da TCCP).
- MODA DA REVOLUÇÃO - Moda de Viola.
-BIGODE RASPADO - Moda de Viola - CP e Mariano & Caçula.
- VOU ME CASÁ COM CINCO MUIÉ - Moda de Violas .
• VANCÊ É UM PANCADÃO - Moda de Viola - Com a TCCP

• FILMOGRAFIA:
• 1923 - Brasil Pitoresco
Documentário em colaboração com o cineasta Flamínio de Campos Gatti. Aspectos de cidades Brasileiras. Joffre dá a data de 1923 e Maynard a de 1922. Foi realmente feito em 1923. Em sua carta a B. J. Duarte, Joffre diz que a película foi "rodada em janeiro de 1923, por Flamínio Campos Gatti e pelo próprio Cornélio Pires, focalizando aspectos de Santos, Rio, Bahia e outros Estados do Norte e Nordeste".

• 1934 - Vamos Passear
Filme sonoro, produzido após ter feito pequenos documentários. Vamos Passear focaliza cenas do folclore paulista com participação de violeiros, cantadores e sertanejos.

• FOTOS:
• Fotos doadas pelo Sr. Saladino, fotografo e morador do município de Tietê.
• Revista O Pirralho - Oswald de Andrade – Acervo da Biblioteca Mário de Andrade.
 
Notas
*é Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP e Doutoranda no programa de pós-graduação em Ciências Sociais pela PUC/SP. Trabalha no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo - SENAR/SP há 12 anos e tem experiência profissional e de pesquisa na área de sociologia, com ênfase no desenvolvimento de programas e projetos socioculturais direcionados à população rural do Estado de São Paulo.
1Dantas, M., Cornélio Pires Criação e Riso - ed. Duas Cidades. Prefácio de Antonio Candido
2Leite, S. H. T. de Almeida. Chapeús de Palha, Panamás, Plumas, Cartolas – ed. UNESP
3Andrade, O. A Sátira na Literatura Brasileira - conferência na Biblioteca Mário de Andrade in Fonseca, C. Juó Bananére o abuso em blague - ed. 34
4Leite, S. H. T. de Almeida. Chapeús de Palha, Panamás, Plumas, Cartolas – ed. UNESP
5Leite, S. H. T. de Almeida. Chapeús de Palha, Panamás, Plumas, Cartolas – ed. UNESP
6www.violatropeira.com.br
7www.violatropeira.com.br
8Pires, C. Conversas ao Pé do Fogo – ed. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário