quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ESTAÇÃO DE BARIRI


A estação de Bariri foi inaugurada pela E. F. do Dourado em 1911, como estação terminal do ramal de Bariri. 
Há fontes que dão a data de inauguração em 30/10/1910. 
E há fontes que dão mais de um mês antes disso: ---------"Tendo sido desapropriada pela Câmara Municipal, em 1901, uma faixa de terreno medindo 13,30 metros de largura por 350 metros de comprimento, do Sr. Antônio de Oliveira Forão, para abertura da estrada ligando a Vila de Bariri ao futuro "Porto do Sapé" no rio Tietê, essa faixa terminou sendo o seguimento natural da atual Avenida XV de Novembro a partir da margem esquerda do ribeirão "Sapé" até o ponto onde se estabeleceu a primeira estação de ferro, daí desse ponto e em terrenos cedidos por José Messias de Almeida (o Juca Messias) na sua invernada, foi estabelecida a Estação de Ferro da "Douradense", com seus armazéns de carga e descarga e o "Viradouro" das locomotivas, por ser ponta de linha. 
Tudo pronto e organizado, de acordo com a direção da Companhia Estrada de Ferro do Dourado. Afinal deu-se a inauguração com grandes festejos, com a presença do nosso povo e dos municípios vizinhos, e autoridades civis e militares convidados para assistir a chegada do primeiro trem de lastro da ferrovia a Bariri, cujo fato deu-se no dia 24 de setembro de 1910. 
O trajeto até Bariri foi feito sob a direção do engenheiro, Dr. Musa, em cujo comboio vieram as autoridades de Bocaina e de Jaú para se reunirem às autoridades do município e outras já aqui presentes. 
Na gare da estação, duas Bandas de Música, a "Lyra Baririense"e a "Lyra da Roça" e uma volumosa carga de rojões, que na chegada do primeiro trem à estação foram enviados para o ar ao som das bandas de música e aos "vivas" de toda a população presente. 
Discursos e mais discursos enaltecendo a nossa vitória contra o Jaú que sempre foi contra a vinda da estrada de ferro a Bariri." 

Fonte: João Baptista de Mello: "Bariri e Sua História".

Nenhum comentário:

Postar um comentário