sábado, 5 de agosto de 2017

PIRAPORA DO BOM JESUS, A "CIDADE DOS MILAGRES"


Tem festa no próximo domingo (6) em Pirapora do Bom Jesus para homenagear o santo protetor da cidade. 
O município, eleito como Destino da Semana do portal do Governo do Estado de São Paulo, completou 292 anos em maio deste ano.
Pirapora do Bom Jesus também é considerada berço do samba paulista, porque, no passado, os fazendeiros que vinham ver as festividades, também traziam os seus escravos. 
Enquanto os primeiros frequentavam as missas, os segundos se dedicavam à música e à suas religiões de origem. 
Nasceu assim o samba de raízes africanas, ou Samba Rural, como denominava o escritor Mario de Andrade.
A cidade tem até música composta pelo sambista Geraldo Filme. 
A canção “Samba de Pirapora” é uma homenagem à “embaixatriz do Samba”, Maria Esther de Camargo Lara, que morreu em maio passado aos 93 anos.
As festividades em Pirapora do Bom Jesus começaram no dia 26 de julho, e, neste domingo, 6 de agosto, terão o seu ápice com a realização de missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e às 19h30; procissão às 17h e show pirotécnico a partir das 20h30, acompanhado de apresentações musicais. 
Cerca de 600 mil pessoas visitam a cidade nessa época do ano, segundo a Secretaria de Turismo local.
Também tem a reabertura da Casa do Samba, com homenagem a Maria Esther. 
As festividades prosseguem nos três domingos seguintes (13, 20 e 27 de agosto), com apresentações de Samba de Bumbo de Pirapora do Bom Jesus e de grupos de samba.
Com a expansão da população para a periferia a partir de São Paulo, a cidade de Pirapora de Bom Jesus passou a integrar a Região Metropolitana, na Zona Oeste da Grande São Paulo. Pirapora, em Tupi, significa “pulo do peixe”, em decorrência do período de desova dos peixes, que saltavam para vencer as corredeiras do rio e alcançar a sua foz.
Pirapora é considerada a “Cidade dos Milagres” e sua tradicional festa atrai muitos turistas que frequentam as romarias e vão à cidade de várias maneiras: a pé e a cavalo, em bicicletas, charretes e veículos motorizados. 
A Estrada dos Romeiros interliga Pirapora do Bom Jesus aos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Cabreúva e Itu.
A cidade está localizada entre as Serras do Japi e do Ivoturuna. Em 1725, foi construído o primeiro Santuário Cristocêntrico do Brasil, quando foi encontrada uma imagem do Bom Jesus em uma corredeira do rio. 
A data se transformou no marco da fundação da cidade. 
A atual Igreja foi erguida a partir de 1845 e concluída em 1887. No altar, está a imagem do Cristo.
A cidade se desenvolveu às margens do rio Tietê, que cruza o município. 
Os principais pontos turísticos são a Igreja do Bom Jesus, o Museu São Norberto e o Morro da Capuava, muito apreciado pelo panorama e pelos praticantes de voo livre, em especial, o parapente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário