domingo, 20 de agosto de 2017

RINCÃO- 69 ANOS


Antes da formação do povoado, tropeiros gaúchos, em passagem pela região, costumavam aí acampar, ficando aos poucos conhecido por Rincon. 
Essa denominação, depois transformada em Rincão, é uma expressão gaúcha que significa um lugar naturalmente abrigado, quer por rios, morros ou matas, ou mesmo simplesmente qualquer trecho de campanha gaúcha, onde haja arroio, capões ou qualquer mancha de mato.
Em 1884, correndo rumores de que a Companhia Paulista de Estrada de Ferro iria estender seus trilhos até o Rincon, os proprietários das terras, os irmãos João, Luiz e Francisco Caetano Sampaio, fundaram em Paciência Sítio a povoação Rincão. 
Às margens do córrego Paciência, construíram uma capela em homenagem a São Luiz Gonzaga.
Com a inauguração da estação ferroviária e devido à posição estratégica que ocupava entre os municípios da região, Rincão passou a funcionar como entreposto das mercadorias destinadas à Capital.
Além das atividades agrícola (café) e pecuária da região, Rincão foi beneficiado pela navegação fluvial do rio Mogi Guaçu, explorada pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro e Navegação Fluvial.
O grande desenvolvimento do povoado levou Rincão à categoria de Distrito de Paz e, em 1948, a Município, desmembrando-se de Araraquara. 
Hoje está completando 69 anos de vida independente. 
Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário