HISTÓRIA DA CIDADE
O povoado que deu origem a Valentim Gentil chamava-se Jacilândia, tendo sido seus fundadores os pioneiros Raphael Cavalin, João Novaes, José Honório Filho.
Estes, juntos com outros desbravadores, chegaram à região então inabitada e inóspita e aí colocaram o primeiro marco no dia 03 de maio de 1943.
Com a formação do primeiro núcleo habitacional, outras famílias foram atraídas, trazendo o progresso e o desenvolvimento para a localidade.
Em 1947, quando já possuía aspecto bastante diverso da época da fundação, seu nome foi mudado para Valentim Gentil.
A povoação estava então subordinada ao município de Votuporanga, mas, dado ao progresso que experimentava, as autoridades concederam-lhe a autonomia política, proporcionando o direito de decidir o seu próprio destino, como unidade municipal.
Assim, no dia 24 de dezembro de 1948, conforme o que determinava a Lei nº. 233, Valentim Gentil era elevado à categoria de distrito e município, tornando realidade velho sonho de seus moradores.
Em homenagem póstuma ao ex-deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Valentim Gentil, político paulista da cidade de Itápolis.
Aniversário da Cidade 03 de Maio.
Fundação 3 de maio de 1943.
Fonte: PM local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário