Paulo de Castro Laragnoit (1923-2011) foi um dos mais respeitados historiadores e intelectuais do Vale do Ribeira, além de pintor e genealogista.
Nascido em Miracatu, a velha Prainha, pesquisou a fundo a história de sua terra, fundada por seu bisavô Pedro Laragnoit, em 1872.
Da intensa busca pelos primórdios da antiga freguesia surgida em terras então pertencentes a Iguape, nasceu o livro “A Vila de Prainha” (1961), cuja edição foi revista e ampliada em 1984, com capítulos adicionais sobre as demais cidades do Vale do Ribeira.
Tive o privilégio de ser seu amigo, e dele ganhei um belíssimo quadro retratando a Praça da Basílica, em Iguape. Mantivemos correspondência durante anos; ele me encaminhava cópias de seus trabalhos inéditos e edições dos livros publicados:
“Histórias do Vale da Esperança” (Edição do Autor, 1992); “Laurindo de Almeida e a Vila de Prainha” (Soset, 2006); “Centenário da Imigração Japonesa – 1908-2008” (Soset, 2008);
e o derradeiro livro artesanal “Quatro mãos... Duas cabeças... Um só coração – Reminiscências da terra natal, no tempo da escola primária” (2011), em colaboração com o monsenhor João Joaquim Vicente Leite.
Vale a pena ler Paulo Laragnoit.
Fonte: ALFARRABIOS, DE ROBERTO FORTES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário