quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ADVOGADO LUIZ GONZAGA, DE FAXINA:

Ao Democrata:


"É possuído do mais ardente sentimento de satisfação que venho por meio destas linhas apresentar ao heroico povo do Capão Bonito Do Paranapanema meus efusivos parabéns pelo gigantesco passo dado na vereda do progresso, com a aquisição de um órgão de publicidade, o maior e o mais poderoso elemento para o desenvolvimento de uma localidade, que devemos ao imortal Guttenberg.
Ao Capão Bonito, localidade já dotada de outros melhoramentos, só faltava a imprensa para romper o véu que obscurecia-lhe a senda do progresso, espalhando aos quatro ventos os vastos recursos de que dispõe e atraindo sobre si as vistas dos poderes constituídos, para arrimarem-na na vertiginosa carreira do progredimento em que hoje se percorre; só lhe faltava a imprensa, essa poderosa precursora das altas ideias, que transmite aos povos importantes conhecimentos, que nos anima na carreira da vida, que nos põe de atalaia contra o inimigo, que nos ministra coragem em ocasião de guerra, lembrando-nos que a pátria é nossa segunda mãe, e que a ela devemos prestar o nosso apoio, muito embora percamos o nosso sangue. 
Esse poderoso melhoramento acaba de surgir na bela localidade de Capão Bonito, graças aos esforços do patriótico cidadão Capitão Camillo J. A. Lelis, semeando desde seu início, belos ensinamentos, espargindo, desde seu princípio, a preciosa luz da inteligência humana.
Eu, pois, que compreendo os possíveis melhoramentos que advirão à zona sul paulista com a publicação de mais um órgão imparcial e criterioso como o é "O Democrata", aqui deixo atestado as minhas congratulações com seu fundador e com os briosos filhos do Capão Bonito do Paranapanema.
Faxina, 24 de maio de 1.901.
Advogado Luiz Gonzaga." 

OBS: O advogado Luiz Gonzaga patrocinava causas cíveis, comerciais, orfanológicas e criminais em qualquer parte do Estado de São Paulo.
O escritório dele localizava-se à Rua Visconde do Rio Branco, em Faxina, que depois denominou-se Itapeva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário