domingo, 2 de setembro de 2012

HÁ MAIS DE CEM ANOS EM CAPÃO BONITO - I I


Despedida 
"Achando-me nesta cidade, em diligência, aproveito a oportunidade para transportar a minha família para a vizinha cidade de Itapetininga, onde me acho destacado; não tendo tempo de despedir-me, pessoalmente, de todas as pessoas de minha amizade, o faço por este meio, agradecendo a todos os obséquios que se dignaram dispensar-me, pondo à disposição de todos, naquela cidade, os meus fracos e limitados préstimos.
Capão Bonito do Paranapanema, 09 de novembro de 1.901.
a) Felix Dias Prestes." 

Dr. Attilio Panizza 
Trouxe-nos as suas despedidas, seguindo no dia 12 de novembro de 1.901 para Botucatu, onde reside, o nosso particular amigo Dr. Attilio Panizza, o engenheiro que permaneceu longos meses entre nós em serviços de medição da Fazenda Itanguá. 

Companhia Equestre 
Brevemente estreará nesta cidade a Cia. Equestre, dos senhores Grange e Milhos.

Com o Correio 
Queixam-se os nossos bondosos assinantes da Vila de São Miguel Arcanjo, que a nossa folha chega ali com muita irregularidade. Pedimos providências a quem competir.

Consórcio 
Realizou-se no dia 07 de dezembro de 1.901 o consórcio do cidadão Joaquim Christino Brisolla com a senhora Fermina Maria Vieira.

Visita 
Acha-se nesta e deu-nos o prazer de sua visita o senhor Torquato Minhoto, estudante do 4o. ano da Escola Complementar de Piracicaba.

Contra veneno de cobra 
Em alguns lugares do interior tem sido aplicado com bom resultado o petróleo ou querosene colocado sobre o ponto mordido.

Juri 

No dia 21 de novembro de 1.901, realizou-se a quarta sessão do Juri nesta Comarca, sendo submetido a julgamento o processo em que eram acusados o ex- comandante do destacamento de São José do Paranapanema e o soldado Bernardo Francisco Velloso. Defendidos pelos Curadores nomeados, Calixto Gonçalves de Almeida e Aristides Cesarino, foram ambos absolvidos.

Capitão Joaquim Anastácio da Silva Mendes  Faleceu nesta cidade no dia 20 de novembro de 1.901, após prolongado sofrimento.
O venerando ancião era chefe de numerosíssima e distinta família. O finado era geralmente estimado nesta cidade e município pelas belas qualidades que o caracterizavam. O seu enterro teve lugar no dia seguinte às 8 horas da manhã, sendo acompanhado a sua última morada por grande número de amigos que o admiravam. À beira do túmulo, usou da palavra o reverendíssimo Frei Ponciano de Montaldo, que salientou as qualidades raras do ilustre morto e manifestou o seu profundo sentimento de pesar pelo funesto acontecimento. 

Festividades 

Em comemoração à gloriosa data de 15 de novembro de 1.889, reuniu-se a Câmara Municipal desta cidade em sessão Magna, a que compareceu grande número de patriotas, tendo sido de antemão embandeirado o Paço Municipal.
Aberta a sessão, usaram da palavra distintos cidadãos, que expuseram historicamente o acontecimento glorioso que se festejava, depois do que, encerrada a sessão, foi o povo convidado pela Câmara a percorrer as principais ruas da cidade, e, então, precedidos da Banda Musical "7 de Setembro", empreenderam o seu trajeto, sendo levantadas muitas saudações à República Brasileira, Dr. Campos Sales, Dr. Rodrigues Alves, Dr. Bernardino de Campos, Cel. Fernando Prestes e outros eminentes cidadãos cujos brindes foram calorosamente aplaudidos.
Ao enfrentar a redação de "O Democrata", usou da palavra o ilustre cidadão Capitão Alfredo de Freitas, digno professor da 3a. Cadeira desta cidade, que, com eloquentes frases, brindou a folha local e os seus redatores, os quais, em breve alocução, agradeceram o brinde e manifestaram-se associados na justa satisfação de que se achava o povo possuído, festejando uma data como esta, das mais gloriosas da nossa história pátria.
Durante os festejos, que foram concorridíssimos, reinou a mais completa ordem e animação, nada havendo que destonasse da alegria que manifestava a multidão. 

Nota fúnebre 

Foi sepultado no dia 23 de fevereiro de 1.901 um filhinho do senhor Emigdio Ferreira Proença.

Grupo Dramático 

No dia 26 de julho de 1.901, efetuou-se uma reunião numa das salas da Tipografia Democrata, para o fim de organizar um grupo dramático, que ficou assim composto:
Diretor - Capitão Heduviges Lucas de Lima Barbosa;
Tesoureiro - Tenente Coronel Ernestino Júnior;
Procurador - Antonio Elias Brandão;
1o. Secretário - Joaquim C. da Rosa;
2o. Secretário - Athanasio Horacio de C. Cruz;
Porteiro - Emigdio Ferreira de Proença;
Ponto - Antonio C. Mesquita;
Ensaiador - Camillo Lelis;
Membros: Francisco Barreto de Oliveira, Luiz Antonio de Oliveira, Olegário Antonio de Oliveira, Eugênio A. da Rosa, Antonio R. e Silva, João B. Diniz e Capitão Calixto Gonçalves de Almeida.
A primeira peça foi apresentada no dia 15 de agosto de 1.901 e sempre foi apresentando mais e mais peças.

2 comentários:

  1. Que maravilha essas informações. Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  2. ola, teria a imagem do jornal da época, uma foto para vermos, ou nos mostrar o original ?

    ResponderExcluir