domingo, 2 de setembro de 2012

HÁ MAIS DE CEM ANOS, EM CAPÃO BONITO - I


Falecimento 
No dia 12 de maio de 1.901 foi sepultado nesta cidade o cadáver do desditoso cidadão José Ignácio Ferreira Souto, que fora achado morto na roça, para onde tinha se dirigido à procura de embira e aí ofendido insidiosamente por uma cobra tão venenosa que, segundo nos dizem, cegara-o instantaneamente, vindo a falecer logo depois.
O finado era dotado de um sentimento verdadeiramente liberal e de um caráter impoluto.
Pelos dotes de honradez que o caracterizavam e pela sua dedicação ao trabalho, conseguiu captar a simpatia popular e deixar a sua família um bom princípio de riqueza.
À magoada família, nossas condolências.

Corridas 

No dia primeiro de junho de 1.901, às 4 horas da tarde, na raia nova desta cidade, terá lugar a corrida do cavalo Malacarinha, do senhor Apulinário Leandro de Queiróz com o Alazão, do senhor Joaquim Bernardo, cuja aposta é de 200$.

Declaração

Ao Público
O abaixo assinado declara ao comércio e ao público em geral que doravante passará a assinar-se Salvador Lopes de Almeida, por ser assim mais conhecido.
Capão Bonito do Paranapanema, 5 de maio de 1.901.
Salvador Felippe de Almeida.

Nota fúnebre 

José Antonio Sudario, casado com Gertrudes Maria do Espírito Santo, faleceu em sua fazenda no dia 24 de maio de 1.901.

Casamentos 

No dia 04 de junho realizaram-se os consórcios de Pedro Gomes de Almeida com a senhora Maria Avelina de Almeida; e de José Branco Lirya com a senhora Maria Joanna.

Vítima de uma aranha 

No começo da primeira semana de junho de 1.901, foi sepultada uma filhinha do senhor Antonio Aleixo de Queiroz, que fora vítima da mordedura de uma aranha.

Procissão 

Com enorme concorrência, realizou-se no dia 06 de junho, quinta-feira, a procissão de Corpus Christi, que pela primeira vez se fez na cidade.

Crise

No dia 20 de junho de 1.901, foi surpreendida no armazém do negociante desta, Fadino Rodolpho, quando tentava surrupiar uns ovos, doces e uma espingarda, Maria de Tal, que foi presa e recolhida ao xadrez. 

Casamento 

Contrataram casamento o cidadão Belchior Homem de Abreu e Maria Rosa do Espírito Santo. O contraente vai casar-se em segundas núpcias, com a bagatela de 80 anos. A contraente casa-se pela quarta vez, na pequena idade de 84 anos. Esta contraiu o primeiro casamento com João Bugio, o segundo com Salvador Batata e o terceiro com Joaquim Choça!

Viajante 

De passagem por esta cidade, achou-se entre nós, dignando-se visitar-nos, o ilustre cidadão Sebastião de Campos, que, no intuito de colher os dados necessários para a publicação de dois livros científicos, empreendeu uma viagem à pé, de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com destino à cidade de Campinas, deste Estado, tendo partido daquela capital no dia 15 de junho de 1.901, contando chegar ao seu destino até o dia 30 de novembro deste ano.
Não pode deixar de ser admirado o heroísmo desse ilustre paulista, que, desejando descrever, minuciosamente, os elementos desta zona do sul, com referência ao comércio, lavoura e indústria, riquezas naturais do solo e a importância da vegetação, anima-se a fazer uma viagem longa como esta, arrostando sérios perigos. 
Quando afinal chegou em Campinas, no dia 30 de novembro de 1.901, Sebastião de Campos enviou um comunicado à folha:
 - "Tenho prazer em participar-lhe que hoje às 3 da tarde, como havia marcado, findei com felicidade a excursão que iniciei a 15 de junho do corrente ano, de Porto Alegre a Campinas - Sebastião de Campos - da Livraria Americana ao Livro Azul".

Nenhum comentário:

Postar um comentário