domingo, 2 de setembro de 2012

NOTAS DE SÃO JOSÉ DO PARANAPANEMA:


Mudança de Nome 

José Antonio Libanio declara ao comércio e ao público em geral, que de ora em diante passará a assinar-se José Libanio Siebra, por ser assim mais conhecido.

São José do Paranapanema, 1o. de julho de 1.901.
a). José Libanio Siebra.

Carlos Venturelli 

No dia 14 de junho de 1.901 faleceu, na Freguesia de São José, o ilustre cidadão Carlos Venturelli. O finado era dotado de um espírito proximista e de finas qualidades que o caracterizavam.
Na expectativa de conseguir, com seu trabalho, adquirir fortuna, na juventude deixou a sua cara pátria, a Itália, e aqui veio em busca dos seus anhelos.
Pobre então, lutou com sérias dificuldades, entregando-se ao afanoso trabalho de mascate, até conseguir pequenos recursos que lhe permitiram estabelecer uma pequena casa de varejo naquela Freguesia.
Correndo-lhe favoravelmente os negócios, conseguiu ganhar muito dinheiro e constituir uma boa fortuna.
Ainda bem moço e quando podia viver mais tranquilamente, porque dispunha de meios a gozar de vida e do necessário descanso de tantas fadigas, foi quando soou a sua hora fatal, em que devia desaparecer dentre os vivos para ir gozar do descanso eterno perante Deus.
O cadáver foi conduzido para ser sepultado em Capão Bonito.
Usaram da palavra à beira do túmulo o revmo. Frei Ponciano de Montaldo e os cidadãos Capitão Pucci e Tenente Coronel Ernestino.
O extinto era casado com Pedrina Mendes Venturelli e deixou filhos. 

Correspondente

Nessa freguesia, o correspondente do jornal "O Democrata", editado em Capão Bonito do Paranapanema, era o Tenente Joaquim Severo do Amaral.

Annibal Venturelli

No mês de junho de 1.901, Annibal Venturelli foi nomeado subdelegado de polícia da freguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário