quinta-feira, 6 de setembro de 2012

UM POEMA DO MAJOR DR. CARLOS AUGUSTO CARDOSO DE MENEZES

"À minha sobrinha Rosa, filha do cidadão Gabriel dos Reis Caminha":

- Mote-
Da rosa lhe veio o nome,
Em setembro, quatro, nascida.
Viterbo por sobrenome
Foi da santa merecida.

- Glosa -
Do grande cometimento
O berço da santa nação
Dela veio o nascimento
Dela é meu coração!

Oh, luz de sublime encanto
Chez y tout les homme!
Padre, Filho, Espírito Santo,
Da rosa lhe veio o nome.

Destinou-a o céu este mês
Tendo por signo a balança
E pura e santa a fez!
Assim eu nutro a esperança
De viva fé exaltada
E amo-a estremecida
De fogo cheia animada
Em setembro, quatro, nascida.

Tenho nela a Intercessora
A santa mãe, a perfeição
Tendo nela a Protetora
Tudo ponho em vossa mão.
São de glórias marciais
Que a terra jamais consome
E dela nasceu meus ais
Viterbo por sobrenome.

Dos sábios povos romanos
Viterbo antiga, a católica:
Pedestal e luz dos humanos
Foi de glória ufana e rica
E desse rasgo da história
Excelsa e austera erguida
Deus fadou-a por memória
Foi da santa merecida.

Capão Bonito do Paranapanema, 5 de julho de 1.901.

Nenhum comentário:

Postar um comentário