quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ANTONIO RUIZ VILANOVA: CARTEIRA DO MENOR




Meu nome completo é Antonio Ruiz Vilanova, eu nasci em São João da Boa Vista, em 28 de janeiro de 32. 
Meus pais eram Salvador Ruiz Castilho e Águeda Vilanova. Meus avós, Salvador Gimenez e Helena Del Castillo. 
São de origem espanhola. Vieram todos da Espanha, meus avós e meus pais. Vieram de navio, no começo do século, fugindo da guerra, como a maior parte do povo. 
Eles vieram direto pra São João da Boa Vista. Desembarcaram em Santos. 
Em São João da Boa Vista, eles trabalhavam na lavoura. Moravam na roça. 
Meus pais, em 32 - eu nasci em 32, mas com três meses meu pai me trouxe pra Guararema - compraram uma propriedade em Guararema, meus avós e meus pais. 
Nós ficamos em Guararema até 43, 44, mais ou menos. 
Aí depois viemos pra São José dos Campos. 
Eles trabalhavam na roça, e as terras daqui, pra lavoura, são péssimas. Então, eles foram se cansando, cansando. Acabaram vendendo e se mudaram pra cidade. Na cidade, meu pai tinha banca no mercado. 
Vendia cereais, verduras. Banquinha pequena. Mercadão. Mercadão Central. Meu pai tinha umas três ou quatro bancas nesse Mercadão.
in Museu da Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário