domingo, 3 de fevereiro de 2013

TERMO DE VISITA DIOCESANA NA VILA DO PILAR.

"No dia 26 de setembro de mil novecentos e um, vindo de Sarapuí, aqui chegamos ás três horas da tarde, sendo nós recebidos pelo senhor Vigário e banda de música na chácara do senhor Antonio Vieira e de lá viemos à pé até à casa do senhor Capitão Joaquim Marques de Quevedo, onde fomos hospedados.
São as pessoas da comitiva eu, Visitador abaixo assinado, Frei Gregório Capuchinho como auxiliar, Honório José de Proença como Secretário e Alferes Bento Vieira da Cruz como auxiliar. Aqui veio e muito ajudou nas confissões o Padre Antonio Puretta, pró pároco da Piedade.
Durante os dias de nossa estada nessa vila, receberam a Sagrada Comunhão duzentas pessoas mais ou menos, foram crismados duas mil e oitocentas pessoas. 
A Igreja Matriz está sendo toda feita de novo, maior que a antiga, e será uma bela Matriz; se o bom povo coadjuvar a comissão encarregada, o que é de se esperar, porque embora seja o povo geralmente pobre, deve, segundo suas forças, repartir o que Deus lhe deu, porque, tudo vem de Deus e Ele não deixa de recompensar as esmolas que se faz a qualquer pessoa pobre, quanto mais o que se faz para sua Igreja. 
Tendo nós de partirmos amanhã para Sarapuí e Itapetininga, para visitarmos Guareí, hoje encerramos a visita com prática e benção do Santíssimo Sacramento, tendo concedido em nome do Bispo quarenta dias de indulgência às pessoas presentes.
Muito agradecemos ao senhor Vigário Padre Dionysio Perini a condução que nos deu para ida e volta e o modo bondoso com que nos tratou e os serviços que prestou durante a visita. 
Muito e muito agradecemos ao digno cavalheiro Capitão Joaquim Marques de Quevedo  a hospedagem que nos deu em sua casa e a sua respeitável família os carinhos que nos dispensou. Deus recompensará a todos e nós estamos eternamente gratos.
Não nos sendo possível despedirmos pessoalmente das pessoas que nos honraram com suas visitas, fizemos aqui, esperando desculpa desta falta involuntária e nos confessamos gratos a este bom povo a quem desejamos todas as felicidades.
Este termo será lido pelo Vigário à estação da Mesa Conventual em um dia festivo.
Dado em visita nesta Vila do Pilar aos trinta de Setembro de 1.901.
O Cônego José Rodrigues de Oliveira,
Visitador Diocesano".

Está conforme ao original. In fids parochi.
Pilar, 6 Novembro 1.901.
O Padre Dionysio Perini, Vigário.

Transcrito de "O DEMOCRATA", de Capão Bonito de Paranapanema, de 05.01.1901.


Pilar antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário