segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

EXAMES ESCOLARES NA VILA DO PILAR.




- antigo prédio da Delegacia de Pilar do Sul - do facebook.

"A 21 de Dezembro procedeu-se nesta Vila os exames das escolas públicas, sendo a comissão examinadora composta dos cidadãos: José Baptista, presidente da Câmara, João de Almeida e Francisco Moreira Lopes.
Ao penetrar a comissão no recinto escolar, os alunos entoaram o cântico "A Civilização de um Povo"; findo este, foi procedida a chamada dos referidos pelo professor José Antonio Jacobina.
Divididas as turmas por classes, foram dadas as sabatinas que versou em: Leitura de jornais, cartas, recibos, história do Brasil e biografia; Cálculos: as 4 operações inclusive juros e proporções- frações e as 4 operações decimais; Noções de coisas, classificação dos corpos animados e inanimados - seres reais da natureza; Educação cívica, noções dos seres físicos, astronômicos, etc; Geografia geral compreendendo desenho do globo, descrição das 5 artes do mundo, mares, rios, montanhas e principais cidades do Universo - Geografia do Estado: rios principais de São Paulo e do Brasil, cidades, vilas, comarcas e municípios; Gramática: desenho linear, terminando por uma grande sabatina de noções práticas da história do Brasil.
Concluídos os trabalhos, a comissão julgou dar distinção aos alunos: Juvenal Marques, Pedro de Godoy e Joaquim Faria, que passaram para as matérias do 4o. ano - Plenamente: Plínio do Carmo, Antonio Euzébio, Benedito Lourenço, Saturnino Mendes, Gabriel Vieira, Francisco Proença e Antonio Roza - Aprovados: José Caetano, Benedito de Almeida, Francisco Cavalheiro, Olegário Batista, Salvador Marques, Avelino Cunha, Francisco de Paula e mais 12 que continuarão nas séries do 2o. e 3o. ano.
Na escola regida por D. Bibiana Carolina de Godoy foram aprovadas 17 alunas". 

Transcrito do jornal "O Democrata", de Capão Bonito do Paranapanema, 12 de dezembro de 1.902. Nota enviada pelo correspondente em 28.12.1901.

Nenhum comentário:

Postar um comentário