quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GUILHERMINA MARIA ROCCO VILELA LEITE



Sou Guilhermina Maria Rocco Vilela Leite. Mas se alguém me chamar de Guilhermina, ninguém sabe quem é na minha cidade. É Mariazinha Rocco. 
Se alguém falar que é Guilhermina Leite ninguém sabe quem é. É um apelido que me deram desde que eu nasci. Então fiquei conhecida na loja, por causa do comércio, por causa da escola, eu fiquei conhecida como Mariazinha. Então adotei o nome. Nasci em Guaratinguetá, em 19 de junho de 1930. 
Meus pais eram José Rocco e Georgina D’Alessandro Rocco. Meus avós eram Maria Loia Rocco, Tomás Rocco, que foi o fundador da loja. E os avós maternos: Ângelo Rafael D’Alessandro e Guilhermina Constanza D’Alessandro. 
Meu pai era do comércio e meu avô também. O meu avô materno também era comerciante. Está no sangue. Minha mãe era mais dona de casa e a avó também. 
A origem da família é italiana da parte dos dois lados, só a minha avó materna que era brasileira. Mas meu avô era italiano, o meu pai era italiano. 
Meu pai nasceu na Itália. Ele veio para cá com dezoito anos. Nasceu em 1888. O meu avô - eles vieram de uma aldeia muito pequenininha lá na Itália - , ele tinha dois filhos: tinha o meu pai e a minha tia. E ele veio tentar a vida na Argentina, no Novo Mundo, na América. Fazer a vida, fazer a América, que eles chamavam antigamente. Então ele veio, mas não gostou da Argentina, não se adaptou em Buenos Aires. E como tinha um padre em Guaratinguetá, aqui no Brasil,...

in Museu da Pessoa.

Um comentário: