sábado, 27 de setembro de 2014

ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU "DR. JÚLIO LUCANT", EM RANCHARIA





















Em 19 de abril de 1932, de acordo com ato publicado no Diário Oficial do Estado, é criado o Grupo Escolar de Rancharia. 
Contando com a ajuda da população, o prédio próprio foi instalado em 13 de maio desse mesmo ano. Possuía duas classes, a diretoria e a portaria.
À solenidade de inauguração compareceram pessoas de destaque da comunidade, tais como: Guilherme da Silveira Mello, José Pereira, José Januário da Silva, Luiz Antunes de Araújo, Valentim Máximo de Souza, José Bacco, Luiz Bacco, doutor Benedito Martins Barbosa, Guilherme Fouyer, José de Souza, Jorge Miguel, Francisco Correa, Luiz Flávio, Tetsuo Zurique, Carlos Filinto e outros.
Os primeiros profissionais da escola: 
professor João Teixeira (diretor), professores Araci Campos, Nair Campos, José Apolinário Neves e Rita Leite Neves. 
O servente era o senhor Valeriano de Souza.
Na ocasião era delegado escolar da região o professor Milton Tolosa e o inspetor escolar chamava-se professor Francisco Freire.
Em 1936, a prefeitura de Rancharia doou um terreno na vila Lucant, na rua Marcílio Dias, 440, para a construção do novo prédio do Grupo Escolar que foi inaugurado em 
1º de julho de 1942. 
Era diretor da escola o professor Ireno da Costa e Silva e entre os professores estavam: Maria Aparecida Santos Gomes, Jovina Nogueira, Maria Ceará da Silva e Maria Aparecida da Silva. 
Em 1950, o Grupo Escolar de Rancharia recebeu o nome de Grupo Escolar José Giorgi. Mas na seqüência, devido o decreto 19.673, publicado em 25 de agosto de 1950, passou a ser denominado Grupo Escolar Doutor Júlio Lucant. 
Entre os diretores que passaram por esta escola estão: João Teixeira, Dagmar Costa, Paulo Pinheiro, Rodrigo Pimenta, Ireno da Costa e Silva, Hélio Hoffman, José da Rocha Cupido, João Batista de Carvalho, Osvaldo Ramos de Castro, Rubens José Colombi Rodrigues, Geraldo Rapassi Escabelo, Dirceu Ferraz do Valle, Osvaldo Olmedo, Alice do Amaral Martins, Maria José Válio Perpétuo, Said Alli, Maria Aparecida Centeio de Araújo, Marina Olveira Bruno, Maria Helena Rodrigues (1982), Aldina Trevisan Martins.
No ano de 1976, a escola passou a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau Doutor Júlio Lucant, pelo ato de criação e resolução SE 19.176 de 23, publicada a 24 de janeiro de 1976.
site da Emubra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário