quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PARABÉNS, URUPÊS!




A região, onde hoje se encontra o município de Urupês, começou a ser povoada em fins do século XIX. Dona Maria Cardoso e seu filho, possuidores de uma grande faixa de terras situadas na margem esquerda do ribeirão Cubatão, fizeram uma doação para a formação do patrimônio de São Lourenço, local onde foi construída a primeira capela do povoado, em 1913.
A região ganhou grande impulso com a chegada dos primeiros agricultores de café e com o loteamento de terrenos realizado pelos engenheiros Horta Barbosa e Machado Rolemberg. Várias famílias foram atraídas para o povoado denominado Novo Mundo, principalmente nos anos de 1917 e 1918, impulsionando seu desenvolvimento.
Assim, em 30 de setembro de 1921, foi criado o distrito de Novo Mundo em terras do município de Itajobi, em 24 de setembro de 1928 passou a município, e, em 30 de novembro de 1944 assumiu o nome Urupês.
Origem: no termo tupi-guarani uru-pê, forma abreviada de urupeba, fungo “orelha-de-pau” que cresce na madeira velha ou apodrecida.
Aniversário da Cidade: 
24 de setembro.
Gentílico: 
urupeense.
População: 
12.720 habitantes.
Limites: 
Ibirá, Marapoama, Irapuã, Potirendaba.
Distância da Capital: 
441 km.
site da PM local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário